Ford foi a que mais gastou em propaganda em 2007

Segundo dados do Ibope Monitor seis empresas fabricantes de veículos integram o ranking das trinta maiores anunciantes do País em 2007. A líder do setor automotivo foi a Ford, com mais de R$ 512 milhões gastos, o que representa 41% a mais do que investiu no ano anterior. No ranking geral foi a quinta colocada, passando à frente da Fiat. Dentre as trinta empresas constam, pela ordem, General Motors, Volkswagen, Peugeot-Citroën e Hyundai Caoa.

Como referência a primeira empresa do ranking geral foi a Casas Bahia, cujo investimento ultrapassou os R$ 2,7 bilhões.

Em 2007 o Ibope Monitor aumentou a quantidade de veículos de comunicação analisada, considerando 77 emissoras de rádio, a veiculação de propagandas em salas de cinema de dez cidades e também adicionando oito mercados de televisão aberta: Campo Grande, MS, Goiânia, GO, João Pessoa, PB, Manaus, AM, Natal RN, São Luiz, MA, e Teresina, PI, totalizando R$ 51 bilhões aplicados em propaganda. Segundo o instituto o levantamento considera valores de tabelas de cada veículo de comunicação sem levar em conta, porém, os descontos normalmente negociados com as agências de publicidade e seus anunciantes.

A Fiat aumentou 20% seus investimentos em propaganda em 2007, passando de algo em torno de R$ 410 milhões em 2006 para R$ 493 milhões. Ficou com a sexta colocação no ranking geral e com a segunda do setor automotivo. Oficialmente a Fiat não reconhece esses números mas também não divulga os valores reais aplicados em mídia.

As montadoras costumam usar principalmente a televisão aberta como foco dos gastos durante o período de lançamentos de veículos ou em campanhas de varejo. Segundo o levantamento do Ibope Monitor em 2007 a televisão aberta ficou com 50% de todo o dinheiro destinado às propagandas. No ano passado a Fiat lançou Novo Palio, Punto e Novo Siena, e a Ford a nova versão do EcoSport.

O investimento da GM em 2007 foi 6% superior ao de 2006, totalizando R$ 441,2 milhões, rendendo a terceira colocação no ranking do setor automotivo e a sétima no de maiores anunciantes.

Apesar do avanço de 43% nos valores destinados à mídia a VW ficou com a décima-sexta posição do ranking geral e com a quarta do setor, somando R$ 349 milhões. Para 2008 a companhia pode aumentar esse valor, pois um dos seus maiores lançamentos, o novo Gol ou projeto NF como AutoData já noticiou, deve ser realizado acontecer ainda no primeiro semestre. O problema com o rebatimento do banco do Fox também pode deslocar mais investimentos para a área de propaganda na tentativa de reduzir os impactos negativos nas vendas do modelo.

Somados, os investimentos feitos por Peugeot e Citroën alcançaram no ano passado R$ 319,7 milhões, superando em 43,7% as aplicações de 2006, o que rendeu ao grupo a quinta colocação no setor e a décima-nona no ranking geral.

Na vigésima-oitava posição a Hyundai Caoa aproveitou o ano em que inaugurou sua fábrica, e o aumento de vendas do Tucson, para ampliar em 87% o investimento em propagandas, somando R$ 247,6 milhões. Dentre as montadoras a Hyundai Caoa foi a sexta colocada, deixando para trás Renault, Toyota e Honda.
(Maira Nascimento)

Fonte: Boletim Autodata