Como referência a primeira empresa do ranking geral foi a Casas Bahia, cujo investimento ultrapassou os R$ 2,7 bilhões.
Em 2007 o Ibope Monitor aumentou a quantidade de veículos de comunicação analisada, considerando 77 emissoras de rádio, a veiculação de propagandas em salas de cinema de dez cidades e também adicionando oito mercados de televisão aberta: Campo Grande, MS, Goiânia, GO, João Pessoa, PB, Manaus, AM, Natal RN, São Luiz, MA, e Teresina, PI, totalizando R$ 51 bilhões aplicados em propaganda. Segundo o instituto o levantamento considera valores de tabelas de cada veículo de comunicação sem levar em conta, porém, os descontos normalmente negociados com as agências de publicidade e seus anunciantes.
A Fiat aumentou 20% seus investimentos em propaganda em 2007, passando de algo em torno de R$ 410 milhões em 2006 para R$ 493 milhões. Ficou com a sexta colocação no ranking geral e com a segunda do setor automotivo. Oficialmente a Fiat não reconhece esses números mas também não divulga os valores reais aplicados em mídia.
As montadoras costumam usar principalmente a televisão aberta como foco dos gastos durante o período de lançamentos de veículos ou em campanhas de varejo. Segundo o levantamento do Ibope Monitor em 2007 a televisão aberta ficou com 50% de todo o dinheiro destinado às propagandas. No ano passado a Fiat lançou Novo Palio, Punto e Novo Siena, e a Ford a nova versão do EcoSport.
O investimento da GM em 2007 foi 6% superior ao de 2006, totalizando R$ 441,2 milhões, rendendo a terceira colocação no ranking do setor automotivo e a sétima no de maiores anunciantes.
Apesar do avanço de 43% nos valores destinados à mídia a VW ficou com a décima-sexta posição do ranking geral e com a quarta do setor, somando R$ 349 milhões. Para 2008 a companhia pode aumentar esse valor, pois um dos seus maiores lançamentos, o novo Gol ou projeto NF como AutoData já noticiou, deve ser realizado acontecer ainda no primeiro semestre. O problema com o rebatimento do banco do Fox também pode deslocar mais investimentos para a área de propaganda na tentativa de reduzir os impactos negativos nas vendas do modelo.
Somados, os investimentos feitos por Peugeot e Citroën alcançaram no ano passado R$ 319,7 milhões, superando em 43,7% as aplicações de 2006, o que rendeu ao grupo a quinta colocação no setor e a décima-nona no ranking geral.
Na vigésima-oitava posição a Hyundai Caoa aproveitou o ano em que inaugurou sua fábrica, e o aumento de vendas do Tucson, para ampliar em 87% o investimento em propagandas, somando R$ 247,6 milhões. Dentre as montadoras a Hyundai Caoa foi a sexta colocada, deixando para trás Renault, Toyota e Honda.
(Maira Nascimento)
Fonte: Boletim Autodata