Ford Ka aventureiro estreia visual novo em breve no Brasil

ford-figo-cross-1 Ford Ka aventureiro estreia visual novo em breve no Brasil

O Ford Ka deve mudar em breve. Nas próximas semanas, o compacto da marca americana deve adotar um novo visual e com ele a proposta de um aventureiro mais radical, linha que a marca deve focar em 2018 com a presença de um segundo produto, o EcoSport Storm, que terá tração 4×4 e um visual personalizado.

Chamado FreeStyle ou Figo Cross na Índia, onde será lançado no dia 31 de janeiro, o novo aventureiro derivado do Ford Ka estreia também o visual atualizado da linha 2019, segundo o site UOL. O modelo adota grade treliçada no lugar da atual, mas a maior mudança é o para-choque, que vem com elementos estéticos laterais de estilo semelhante ao do New Fiesta 2018. A versão aventureira adota um acabamento preto na parte inferior. Faróis mais afilados com LEDs também deverão ser adicionados.

Além da suspensão elevada, o Ford Ka 2019 adota também lanternas traseiras repaginadas, mas com o mesmo formato original. Por dentro, a maior mudança será a introdução da multimídia SYNC 3 com Google Android Auto (com Maps e Waze) e Apple Car Play, possivelmente com opção de um navegador GPS, tal como visto no New Fiesta 2018. Câmera de ré deve ser outro item que fará parte do pacote. A multimídia SYNC 1 deve ser atualizada também.

ford-figo-cross-1 Ford Ka aventureiro estreia visual novo em breve no Brasil

Novos revestimentos serão incorporados ao Ford Ka 2019, que deve estrear também um novo propulsor. O site fala no três cilindros 1.5 Ti-VCT de até 137 cv, já usado no EcoSport e que a montadora prometeu sua produção nacional. Nesse caso, sem o Sigma 1.5, conforme divulgado, o modelo pularia do 1.0 de 85 cv para o 1.5 com 137 cv, abrindo uma enorme lacuna de potência. Na Índia, a Ford vai estrear um novo motor 1.2 de três cilindros da mesma família Dragon, que lá deve ter pouco mais de 90 cv.

Aqui, esse motor poderia ser utilizado como um verdadeiro substituto do Sigma 1.5, mas com cavalaria ampliada para a casa dos 110 cv ou pouco mais, entregando obviamente torque igual ou pouco menor – especialmente em baixa – que o atual quatro cilindros. Se a arquitetura é a mesma para a família Dragon, então o câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, também mencionado como novidade na linha 2019, não teria problemas com o 1.2.

A nomenclatura 1.2 não é um problema em termos comerciais, visto que a PSA já o fez com o Puretech de três cilindros usado nos Peugeot 208 e Citroën C3, onde entrega uma performance boa para o porte do motor e ainda muita economia. Esse Dragon 1.2 manual ou automático eliminaria a necessidade do 1.5 de 137 cv, muito maior e para um desempenho que no momento não é a proposta do produto. Vale lembrar que o Ka só perde em vendas para Onix e HB20, produtos que possuem faixas de potência abaixo de 128 cv e oferecem um item importante: o câmbio automático.

[Fonte: UOL/Carwale/IAB]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Ford Ka aventureiro estreia visual novo em breve no Brasil é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.