Ford: otimismo com o mercado de caminhões

A Ford espera um bom segundo semestre no segmento de veículos comerciais e anuncia um desempenho superior ao obtido pela indústria de caminhões nos primeiros seis meses do ano. Dados da empresa indicam que a marca avançou em 2,3 pontos porcentuais a participação nas vendas no varejo, chegando a 19,5%.

“Quando se excluem dessa conta os caminhões extra-pesados, segmento do qual a Ford não participa, nossa participação pula para 25,1%”, diz Oswaldo Jardim, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul.

Ele registra que a indústria de caminhões apresentou queda de 18,8% nas vendas no varejo de janeiro a junho de 2009. Na Ford, essa retração foi mais suave: 6,7% menor.

Otimismo

Oswaldo Jardim acredita em melhora no cenário no segundo semestre com a manutenção do desconto no IPI, redução das taxas de juros e facilidades nos financiamentos, junto com as medidas de incentivo do governo a outros setores que movimentam a economia e demandarão mais fretes.

“Seguramente o mercado alcançará no segundo semestre patamar igual ou superior ao de 2007. Acredito em vendas na casa de 99 mil a 101 mil unidades este ano”, diz o executivo.

Com as perspectivas positivas no mercado interno, o aumento da produção fica mais condicionado à retomada das exportações, que caíram pela metade no primeiro semestre.

Segundo Jardim, a crise mundial produziu um forte impacto no mercado regional, com quedas de 49,8% na Argentina, 52,4% no Chile e 12,5% na região Andina.
Fonte: Automotive Business