Ford planeja construir terceira fábrica de carros na China


da Reuters, da Xangai
da Folha Online

A Ford Motor deve anunciar na sexta-feira (25) planos para construir uma terceira fábrica de carros na China, onde as vendas podem em breve superar a capacidade de produção, afirmou uma fonte da indústria nesta terça-feira.

A Ford produz, entre outros, os modelos Focus e Mondeo na China por meio de uma parceria com a Chongqing Changan Automobile e a japonesa Mazda Motor. A nova instalação, localizada na cidade de Chongqing (sudoeste da China), terá uma capacidade de produção de pelo menos 150 mil unidades por ano, elevando a capacidade atual da Ford no país asiático para 447 mil unidades, informou a fonte à Reuters.

Detalhes financeiros e mais informações sobre a nova fábrica não estavam disponíveis. Representantes da Ford na China e da “joint-venture” da companhia norte-americana se recusaram a comentar o assunto.

A China, que superou os Estados Unidos como o maior mercado automotivo do mundo em janeiro, tem sido o principal aspecto positivo no abatido setor global, conforme o pacote de estímulo econômico da China, de cerca de US$ 585 bilhões, impulsiona a confiança do consumidor.

Muitas montadoras, como GM (General Motors) e Hyundai Motor, estão construindo fábricas ou se juntando a novos parceiros para aproveitar o crescimento explosivo das vendas desde abril –no último dia 8, a Caam (Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, na sigla em inglês) informou que as vendas de automóveis no país cresceram 82% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2008, chegando a 1,14 milhão de unidades.

Nos primeiros oito meses do ano, as vendas de carros na China atingiram 8,33 milhões de unidades, um avanço de cerca de 30% na comparação anual, segundo a associação. O país ainda produziu 8,25 milhões de veículos entre janeiro e agosto, uma alta de 26,55% na comparação anual.

O governo chinês reduziu em janeiro para 5% o imposto sobre os carros de passeio com baixo consumo de combustível. As vendas desse tipo de veículo cresceram no mês passado 55,5% na comparação anual.

Fonte: Folha Online