Fornecedor alemão confirma novo motor 1.0 da VW no Brasil


Abaixo:Foto do conjunto completo de admissão de ar do novo motor 1.0

A grande novidade da Volkswagen este ano para o mercado brasileiro, em termos de motorização, será um novo motor de um litro com apenas três cilindros. O componente segue a tendência mundial de “downsizing”, redução no tamanho e peso dos trens de força e foi apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra.
A confirmação da próxima chegada do três cilindros 1.0 ao Brasil foi dada pela Röchling Automotive, empresa alemã que fornecerá o coletor de admissão do novo motor, em nota à imprensa distribuída internacionalmente.

Embora o novo 1.0 da Volkswagen tenha sido desenvolvido originalmente para equipar o subcompacto Up!, ele poderá ser usado na nova geração do brasileiro Gol, com lançamento previsto para breve.

Potência compacta – O novo motor, totalmente feito em alumínio, é aspirado e tem quatro válvulas por cilindro. Designado como 1.0 R3 12v EA211, na Europa ele tem duas versões, a mais econômica gerando 60 cv e a mais potente com 75 cv, ambas com torque de 95 Nm. Adaptado para tornar-se bicombustível, a versão flex poderá, eventualmente, ser até um pouco mais potente, utilizando taxa de compressão mais elevada que 10,5:1, usada na Europa .

O coletor de admissão fornecido pela Röchling é feito em polipropileno, material mais leve (cerca de 15%) e resistente que a poliamida, atualmente usada na maioria dos coletores usados na indústria. Uma particularidade do material é a resistência ao etanol, fundamental no mercado brasileiro. O componente também deverá ser feito no Brasil.

Fonte: Auto Estrada