GM paralisa fábricas no México

Da AFP

A montadora norte-americana GM (General Motors) suspenderá as atividades em três de suas quatro unidades no México, entre maio e junho, informou nesta sexta-feira a imprensa mexicana.

“Em Silao, a paralisação será de 25 de maio a 10 de julho. Em Ramos Arizpe, de 18 a 22 de maio e de 1º a 5 de junho. Finalmente, a unidade de San Luis Potosí ficará fechada de 1º a 12 de junho”, informaram dirigentes da GM ao jornal mexicano Reforma.

O diretor de Relações Públicas da GM no México, Mauricio Kuri, explicou que os trabalhadores das três unidades entrarão em férias coletivas e, quando terminar este período, passarão a receber “55% do salário” devido à paralisação.

A decisão afeta 7,9 mil operários da GM, do total de 13 mil trabalhadores que a montadora emprega no México.

A GM já havia paralisado suas atividades nestas três unidades mexicanas, por algumas semanas, em dezembro, janeiro e fevereiro passados.

Nos Estados Unidos, a General Motors anunciou nesta sexta que planeja eliminar cerca de 40% de suas concessionárias, ou 2,4 mil pontos de venda, até o final de 2010, como parte de sua estratégia de reestruturação.

Fonte: Diário do Grande ABC