GM planeja nova fábrica de motores em SC

A soma do crescimento extraordinário pelo qual passa a indústria automobilística com o conseqüente gargalo na produção de motores vai resultar em uma nova fábrica no País. No ano em que comemora os cinqüenta anos de sua divisão Powertrain no Brasil – neste fevereiro –, a General Motors deverá divulgar, em breve, a construção de nova unidade de produção de motores, mais provavelmente em Santa Catarina.

Ensaios já vinham sendo feitos nesse sentido. Chegou-se a cogitar a expansão de São José dos Campos, SP, onde a GM já produz motores. Depois representantes da montadora passaram pela Tritec, de Campo Largo, PR, para negociar a compra da fábrica parada desde junho de 2007. Mas tudo indica que Santa Catarina venceu a concorrência e será a sede do novo investimento.

“Ainda estamos negociando os incentivos fiscais”, disse José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil. “Logisticamente seria ideal, afinal trata-se de um Estado com muitos portos que têm particularidade preponderante: não necessitam de dragagem, o que reduz sensivelmente os custos de embarque.”

Segundo fontes a nova fábrica produzirá 100 mil motores/ano e os investimentos serão da ordem de R$ 90 milhões, com aplicação até 2010. As obras deverão começar já no fim deste primeiro semestre.(Erica Munhoz)

Fonte: Boletim Autodata