GM pode fechar Hummer

Hummer H1

Empresa discutirá novos rumos hoje. Quatro fábricas também serão fechadas

Thiago Vinholes

Hummer H1 pode ter produção encerradaEm resposta à queda das vendas de veículos de grande porte e caminhões, a GM fechará quatro fábricas nos Estados Unidos até 2010 e poderá dar fim à marca de utilitários Hummer. A General Motors oficializará as medidas hoje, em seu encontro anual em Delaware, nos Estados Unidos. Na ocasião, Rick Wagoner, presidente do grupo, fará um anúncio sobre as futuras reestruturações da empresa.

Wagoner já se manifestou sobre quais unidades terão as atividades encerradas: Oshawa, em Ontario; Moraine, em Ohio; Janesville, em Wisconsin e Toluca, no México. Com a movimentação, a empresa espera conseguir uma economia de US$ 1 bilhão por ano a partir de 2010. Com outros esforços, Wagoner espera ter um corte de custos na casa dos US$ 15 bilhões por ano já em 2011.

O executivo também esclareceu que o grupo está realizando estes cálculos com previsão de que a gasolina permaneça custando U$ 4 por galão, com algumas altas.

O fechamento das fábricas afetarão cerca de 2.500 funcionários em cada uma das unidades, totalizando cerca de 10 mil empregados. Wagoner garantiu que a GM não tem planos de relocar produtos das fábricas no futuro.

Já sobre o fechamento da Hummer, que nos últimos anos só vem acumulando prejuízos para a GM – a porta-voz do grupo, Joanne Kreel, esclareceu que a GM poderá excluir a Hummer de seu portfolio ou então vendê-la, em resposta à pressão do mercado por veículos menos poluentes.

“Neste momento, estamos considerando todas as opções para a marca Hummer. Desde uma completa reformulação da linha de produtos até uma venda parcial ou total”, declarou Wagoner.

Entre tantos anúncios negativos, a única notícia positiva é a aprovação da nova plataforma Delta, que servirá de base para futuros carros compactos da GM. Outro assunto a ser discutido da reunião anual da marca é o futuro do carro elétrico Volt, que pode começar a ser produzido em 2010.

Fonte: Auto Esporte