GM transferirá tecnologia para Saab por cinco anos

Redação AutoData

General Motors e Saab entraram em um acordo de fornecimento de tecnologia pelos próximos cinco anos. Assim, a ex-subsidiária sueca do grupo GM se tornará mais atraente a possíveis compradores, garantindo ganhos futuros, ponto chave para a aprovação do empréstimo do governo sueco, de acordo com as informações da agência de notícias Automotive News.

Segundo o porta-voz da Saab, Jan-Willem Vester, a GM cederá o uso de plataformas globais, componentes e outros sistemas de segurança, assim como chassis e tecnologia de motores. O acordo foi feito depois no anúncio do plano de viabilidade ao governo estadunidense, no qual a GM informa que a Saab será separada do grupo definitivamente em janeiro de 2010.

Mas a separação não ocorrerá abruptamente, segundo Vester. A Saab deve lançar três novos modelos nos próximos dezoito meses, um crossover, um sedan e um wagon, e dependerá de diversos componentes e sistemas da GM.

A GM se comprometeu a apoiar a Saab com US$ 400 milhões, embora os executivos da marca sueca estejam atualmente comprometidos na busca por investimentos externos. Para Vester a empresa precisa de financiamentos adicionais para manter seus lançamentos e, assim, ser um negócio atraente para uma possível venda. O governo sueco já sinalizou que não tem interesse em estatizar a empresa, mas está propício a ajudar a manter a Saab, apesar de se recusar a injetar recursos enquanto a fabricante ainda estiver aliada a GM.

A Saab tem atualmente 5 mil empregados diretos na Suécia e outros 15 mil indiretos. As vendas globais da empresa sofreram retração de 25,2% no ano passado na comparação com 2007, com 93,9 mil unidades

Fonte: Boletim Autodata