Gol 2009 chega com novos motores

Mudanças leves, que depois tem mais...       Fotos: divulgação                            Fotos: divulgação

Quase às vésperas de apresentar a nova e revolucionária geração do Gol, que deve chegar entre junho e julho próximos, a VW mostrou as alterações introduzidas no modelo atual, que agora passa a ser considerado modelo 2009.
Sem alterar o preço do carro mais vendido pela marca, a VW introduziu no Gol um novo pacote de itens de série. Tanto as versões com motor 1.0 como a 1.6 passam a ter retrovisores externos do mesmo tamanho, o que amplia a visibilidade. A opção básica do hatchback ganhou também comandos internos para o ajuste dos espelhos, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e o novo jogo de calotas de aro 13”.

A versão Trend a mais vendida do modelo, com cerca de 50% de preferência dos compradores, ganhou bancos com novos tecidos, extensão do console central, moldura do painel central e botão da alavanca do freio de estacionamento na cor cinza Satin, lanternas traseiras escurecidas e revestimento de carpete para o porta-malas.

Como opcional há o módulo Trend Sound, que inclui o novo rádio MP3 Player com entrada para cartão de memória do tipo SD-Card e para dispositivos USB – sem mecanismo de CD Player.

Motores – Tanto o motor 1.0 como o 1.6 passaram por substanciais modificações com o objetivo principal de elevar o toque disponível em baixa rotação, sem prejuízo da potência máxima.

Uma da mudanças ocorreu no filtro de ar, que foi redesenhado e agora possibilita melhor enchimento do motor. Outra modificação foi feita no coletor de admissão, com alterações no comprimento dos dutos e no volume e a geometria das câmaras internas.

Um novo comando de válvulas mantém as válvulas de admissão abertas por mais tempo e adianta a abertura das válvulas de escape, o que proporciona o aumento do torque (principalmente em baixas rotações) e deixa a marcha lenta mais estável.

O motor VHT 1.0 também ganhou novos pistões mais leves e compactos. Além da geometria dos pistões, foram introduzidos anéis com menores perfis, bem como bielas mais compridas, que juntos proporcionam menor atrito com os cilindros.

Fonte: Auto Estrada