Hyundai Creta abre vantagem sobre o Honda HR-V na na briga pelo título de SUV compacto mais vendido de 2018

Hyundai Creta 2.0 Sport (Foto: Divulgação)

 

Faltam apenas duas semanas para terminar o ano, e segue aberta a disputa pelo título de SUV compacto mais vendido do país. O posto é ocupado desde 2015 pelo Honda HR-V, mas deve mudar de mãos. Isso porque o Hyundai Creta, até então o segundo colocado na categoria, abriu boa vantagem sobre o rival na primeira quinzena de dezembro.

Até o último domingo (16), o utilitário produzido em Piracicaba (SP) vendeu 2.727 unidades, quase mil a mais que as 1.800 unidades do Honda no período. O recuo do HR-V na reta final foi tão grande, que o modelo é apenas o 5º mais vendido de dezembro, atrás de Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks e do — líder de todos os SUVs — Jeep Compass.

HR-V ganhou barra cromada e faróis diferentes, além de novo para-choque (Foto: Divulgação)

 

O mais curioso é que o Honda HR-V tinha tudo para ser tetracampeão da categoria, já que o crossover recebeu um facelift no fim de outubro — e a atualização agregou melhorias, como os faróis com LEDs diurnos integrados. Porém, o SUV acabou encarecendo ainda mais, enquanto adversários como o Creta e o Kicks têm versões de R$ 70 mil.

Por falar no Nissan, foi por muito pouco que o Kicks não conseguiu uma posição de maior destaque em 2018. O modelo produzido em Resende (RJ) deslanchou nos primeiros meses do ano, mas não teve uma sequência como o Hyundai. Mesmo assim, o Kicks deve superar o Jeep Renegade no acumulado, ficando com a terceira colocação.

Nissan Kicks 1.6 SV (Foto: Leo Sposito / Autoesporte)

 

Disputa vai acirrar

Se 2018 já foi um ano e tanto para o segmento de SUVs compactos, 2019 promete ser ainda mais intenso com a estreia do Volkswagen T-Cross. O primeiro utilitário compacto da marca alemã chegará às lojas entre março e abril para incendiar de vez o páreo. Isso fora projetos futuros, como as novas gerações de Chevrolet Tracker e Renault Duster.

 

Volkswagen T-Cross Highline (Foto: Diogo de Oliveira/Autoesporte)