Hyundai planeja picape global para concorrer com Toyota Hilux

Hyundai Santa Cruz conceito (Foto: Divulgação)

 

A Hyundai está a todo vapor com os planos de mergulhar de cabeça no segmento das picapes. Depois de confirma que o modelo Santa Cruz sairá do papel para o mercado norte-americano, agora a empresa sul-coreana revelou que também irá investir em uma picape de porte médio, um projeto global com foco mais abrangente.

Em entrevista à revista Car Advice, Bill Thomas, chefe de relações públicas da Hyundai Austrália, confirmou a existência desse segundo projeto que estaria bastante avançado, mas que ainda não havia sido totalmente finalizado.  “Não está 100% assinado, mas está em desenvolvimento e foi bem recebido internamente”, afirmou o executivo australiano.

Ainda, segundo ele, se as coisas continuarem nesse ritmo, é possível que até 2020 a nova picape seja apresentada ao mercado – podendo começar a ser produzida em larga escala já em 2021. Apesar de todo o mistério, o que se sabe até agora é que este segundo modelo deve ter um design inédito, sendo seu principal objetivo concorrer com já conhecidas Toyota Hilux e a Ford Ranger.

Picape Creta

No Brasil, a marca inda estuda produzir uma picape intermediária do porte da Fiat Toro, com uma proposta mais urbana. A intenção da montadora ficou clara no Salão de São Paulo de 2016, quando ela mostrou o conceito Creta STC. O projeto pode chegar às ruas nos próximos dois anos, mas enfrenta alguns empecilhos, como a atual capacidade produtiva da fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo, hoje bastante limitada. 

Para comportar a produção de um quarto modelo, a unidade produtiva terá que expandir a atual produção de 180 mil carros/ano. Algo que deverá acontecer apenas em 2019.

Picape Hyundai Creta STC no Salão do Automóvel 2016 (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)