Imagem de marca é diferente no Brasil e Argentina

A imagem que o consumidor tem de fabricantes e marcas de automóveis na Argentina é bem diferente em relação ao Brasil. Incluindo automóveis de passeio e comerciais leves, a Volkswagen lidera, com 59.027 unidades vendidas de janeiro a maio, com General Motors em segundo (40.913), seguida por PSA (37.843), Renault (35.539), Ford (34.638) e Fiat (31.662). Na lista dos dez modelos mais vendidos em abril, o primeiro é o Gol, seguido por Corsa e Peugeot 206. No ranking não aparece nenhum carro da Fiat. No acumulado de janeiro a abril surge o Palio, mas apenas em oitavo lugar. Essa posição modesta da Fiat pode ser explicada pela imagem que o argentino médio tem da marca. Pesquisa encomendada pela Citroën à empresa Saber – Modelos y Decisiones en Marketing, especializada em pesquisas de mercado, aponta que as marcas de automóveis mais lembradas na Argentina são: Peugeot (90%), Ford (86%), Fiat (77%), Renault (75%), Chevrolet (59%), Citroën e Volkswagen (as duas com 57%) e Toyota (43%). A posição da Peugeot se explica em razão de ser uma marca tradicional no país, enquanto a Citroën o deixou nos anos 60 e voltou apenas há dez anos. As marcas com avaliação mais positivas (com maiores índices de excelente) são Mercedes-Benz (90%), Audi (85%) e Honda (54%). As que têm avaliação mais negativa (maiores índices de regular e ruim) são Fiat (45%), Chevrolet (20%) e Renault (12%) (Luis Peres, Interpress, 20 de junho).

Fonte: Automotive Business