Inovação concentrada em um cubo


Este ano o Bologna Motor Show concentrou em um só pavilhão as inovações tecnológicas de catorze montadoras, dois sistemistas e vários centros de pesquisas italianos. Dentro do Innovation Cube, ou Cubo da Inovação, por meio de apresentações de vídeos, painéis e exposições de produtos, estão alguns dos mais recentes avanços da tecnologia automotiva alcançados nas áreas de conectividade, segurança, design e proteção ao meio ambiente.

A Mazda apresenta em meio ao ambiente de luzes e sombras do Innovation Cube o carro-conceito Kiyora, que em japonês quer dizer limpo e puro. Foi desenhado especialmente para atender às necessidades de jovens consumidores, oferecendo grande eficiência em consumo de combustível e, por conseqüência, baixas taxas de emissões e custos reduzidos de manutenção.

Já a Mercedes-Benz trouxe o 4×4 GLK BlueHybrid, que combina duas tecnologias para reduzir consumo: a propulsão elétrica a baixas velocidades e o motor diesel 4 cilindros BlueTech de última geração transformam o GLK em um SUV extremamente econômico. A empresa patrocina votação pela qual o publico escolherá, pela internet, um de seis projetos diferentes de mobilidade sustentável e promete colocar em prática a iniciativa mais votada durante 2009.

Os centros de pesquisa também mostram inovações importantes em Bolonha, de carros totalmente recicláveis a veículos com nível zero de emissões. O protótipo Urb-e – do inglês urban easy, ou facilidade urbana – tem sistema de propulsão híbrida que combina motor a combustão e alternador que acumula energia elétrica em supercondensadores para alimentar outro motor elétrico de alto desempenho. Resultado: 50 km com apenas 1 litro de combustível, garantem seus criadores, pesquisadores do Enea, associação italiana de engenheiros comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias da mobilidade mais limpas.

O mesmo fizeram os engenheiros do Environment Park, de Turim, ao desenvolver o Phylla. O protótipo tem a pretensão de chegar ao grau máximo de limpeza ambiental: o motor elétrico movido a energia solar e a hidrogênio não emite poluentes e o carro é inteiramente construído com partes recicláveis, o que reduz seu impacto ambiental durante todo o seu ciclo de vida.

Para Giada Michetti, diretor geral da Promotor International, empresa organizadora do Bologna Motor Show, o avanço tecnológico em direção à mobilidade sustentável é fator-chave para o que virá depois da atual crise: “A tecnologia será responsável por fazer a indústria decolar de novo. Após esse período de transição o carro evoluirá e será reconfirmado como meio de transporte indispensável para quem busca independência e liberdade”.

Algumas frases escritas em branco sobre as paredes pretas do Innovation Cube fazem o visitante pensar na importância que o carro adquiriu na sociedade moderna, como esta: “O automóvel é capaz de representar a liberdade absoluta, o design mais avançado, a expressão do modo de ser, mas também é instrumento de desenvolvimento e crescimento”.
(Pedro Kutney, de Bolonha, Itália)

Fonte: Boletim Autodata