Atrasado com carros autônomos, Japão mira carros voadores

Carros voadores são considerados coisa de ficção científica, mas o governo do Japão está interessado em deixar essa noção no passado. O país quer assegurar seu papel no futuro, quando os carros, além de autônomos e elétricos, também irão voar. E para isso criou um consórcio com 21 empresas públicas e privadas que se reúne nesta quarta-feira em busca de uma maneira de tornar essa ficção real.

Entre os participantes estão gigantes do setor automobilístico, aéreo e de transporte, como a empresa de transporte Uber, as fabricantes de aviões Boeing e Airbus, a companhia aérea Japan Airlines, o fundo Cartivator, financiado pela montadora Toyota e a holding Yamato, maior serviço de entrega do Japão.

A ideia é ter o protótipo do primeiro carro, batizado de SkyDrive, pronto para as Olimpíadas de 2020, que acontecem em Tóquio. “O governo do Japão irá prover o suporte apropriado para ajudar a tornar realidade o conceito de carros voadores, como a criação de regras adequadas”, disse o Ministério de Comércio do país em nota.

A esperança dos japoneses é que os carros voadores possam diminuir o congestionamento nas grandes cidades e ajudar o país a retomar uma liderança perdida no segmento, uma vez que o Japão deixou passar as ondas de investimento e pesquisa em carros elétricos e autônomos. A empreitada com os carros voadores é uma maneira de correr atrás do prejuízo, que poderia se tornar num marco tecnológico para o Japão — se for possível tirar esse plano do papel.

Mas o que faz brilhar os olhos do primeiro ministro Shinzo Abe não é exatamente novidade. Empresas como Uber, Boeing e Airbus já têm algum tipo de projeto nesse sentido. O Uber desenvolve projetos de carros voadores em três países, com um investimento de 23 milhões de dólares em Paris, onde espera começar um serviço de táxi aéreo em 2023. A empresa também tem parcerias para serviços aéreos a partir de 2020 em Dallas e Los Angeles. Já a Boeing adquiriu no ano passado a Aurora Flight, uma companhia de tecnologia aérea que atua no desenvolvimento de carros voadores. O futuro está vindo a jato.