Audi começa a produção do SUV elétrico E-Tron

E-Tron é o primeiro SUV elétrico da Audi (Foto: Divulgação)

 

A Audi anunciou o início de produção do E-Tron em Bruxelas (Bélgica). O modelo é o primeiro SUV elétrico do fabricante alemão. Por enquanto, foi divulgada apenas uma imagem do carro encoberto, a apresentação oficial será no próximo dia 17 de setembro em São Francisco, na Califórnia. A Audi afirma que o carro tem capacidade de recarga de até 150 kW em estações de recarga rápida e está pronto para rodar longas distâncias em cerca de 30 minutos.

Quanto aos planos para o Brasil, a Audi ainda não tem nada confirmado, mas pode ter novidades ainda neste ano. Com as mudanças no Rota 2030, as chances do E-Tron desembarcar por aqui ficam mais fortes.

Por ora, foram divulgados poucos dados mecânicos, mas são esperados dois motores elétricos com potência combinada próxima dos 435 cv. Com o uso de um motor em cada eixo, o E-Tron terá capacidade 4X4. A autonomia projetada fica pouco acima dos 400 km e o porte promete ficar mais próximo do Audi Q3, que parece compartilhar elementos com o E-Tron.

As figuras ao lado do carro coberto (foto de abertura) são Peter Kössler, membro do Conselho de Administração para Produção e Logística da Audi, e Patrick Danay, diretor executivo da Audi Bruxelas. “O modelo apresenta tecnologias inovadoras, como espelhos retrovisores virtuais”, e combina as qualidades tradicionais da marca em dirigibilidade e dinâmica, com o avanço técnico que vai muito além do veículo”, afirma Kössler.

Mercedes-Benz EQ C tem porte de médio, mais ou menos do tamanho do GLC (Foto: AutoMedia/Autoesporte)

 

De acordo com a Audi, a fábrica compensa as suas emissões produzidas no local através das utilização de energias renováveis e também por meio de projetos ambientais. “Nossa fábrica de Bruxelas foi amplamente modernizada para a fabricação do carro elétrico. Essa é a primeira produção mundial em massa com certificação de CO2 neutro no segmento premium”, completa o executivo.

Concorrentes premium

Outros fabricantes premium também estão de olho no segmento dos SUVs elétricos. A Jaguar já lançou o I-Pace, testado por Autoesporte e com lançamento confirmado para o Brasil ainda neste ano. A Mercedes-Benz finaliza os testes do EQ C, flagrado em testes no Vale da Morte, na Califórnia. E a Volvo planeja um XC40 inteiramente elétrico.