Dez fatos que fazem a Semana do Automóvel de Monterey ser imperdível

Ferrari Testarossa e suas sucessores reunidas (Foto: Julio Cabral/Autoesporte)

 

Uma semana dedicada aos clássicos. É assim que podemos sintetizar a Monterey Car Week, uma série de eventos automotivos que lota uma região inteira do litoral da Califórnia durante quase uma semana. As atividades começaram no dia 21 e foram até o dia 26, quando rolou o Concurso de Elegância de Pebble Beach. Saiba dez fatos curiosos sobre a última edição.

1) É o lugar onde você verá alguns dos carros mais raros

 

 

Somente em Pebble Beach você poderá ver tantos Tucker juntos (Foto: Reprodução)

 

Todos os eventos são muito concorridos e trazem algumas raridades. Porém, Pebble Beach tem uma aura própria e domina a agenda. É lá que você verá alguns modelos que nunca viu ao vivo. Muitas vezes raridades reunidas, caso dos Tucker 1948. O modelo raríssimo nunca feito em série por Preston Tucker comemorou seus 70 anos com a reunião de doze modelos do tipo, incluindo protótipos.

2) E somente os melhores são premiados

 

Os prêmios do Concurso de Elegância são para poucos carros. Há várias categorias, mas nenhuma delas tão cobiçada quanto o Best of Show, aquele carro considerado o melhor de toda a exposição. Neste ano, o laureado foi um Alfa Romeo 8C 2900B Touring Berlinetta 1938.

O Alfa Romeo 2900B 1937 foi considerado o melhor em Pebble Beach (Foto: Divulgação)

 

3) Os encontros não ficam restritos a Monterey

A região inclui vários municípios e os eventos se dividem entre Monterey, Carmel e Seaside. Os encontros são bem públicos. A semana abre com uma reunião de clássicos na própria avenida oceânica no centro de Carmel na quarta-feira. Tem de tudo: carros, motos, microveículos, desde que sejam todos produzidos entre 1940 e 1973. O melhor é que a entrada é gratuita.

Há ocasiões para todos os gostos. Na quinta-feira é realizado o Show de Carros Pequenos. Apenas modelos com motor inferior a 1.6 (ou elétricos) e pelo menos 40 anos de idade podem ser exibidos. O mais concorrido é o Concurso de Elegância de Pebble Beach, cujo ingresso na hora saia por US$ 375, cerca de R$ 1.500. Mas os carros que lá estão fazem um cortejo pela Pacific Highway até o centro de Carmel, uma chance de vê-los sem pagar tanto.

4) É um evento para os muito ricos

 

Realizada em uma região rica em campos de golfe e paisagens deslumbrantes, a semana não é barata (Foto: Divulgação)

 

Tal como você já deve ter desconfiado ao ver o valor do ingresso de Pebble Beach, os valores de entradas e outras despesas assustam um pouco, ainda mais nesta época de dólar tão valorizado. Realizados em campos de golfe à beira-mar, a maioria dos acontecimentos atrai o público mais endinheirado. A proximidade com o Vale do Silício e seus milionários (ou bilionários) da tecnologia não ajuda a baratear.

Ao ler uma matéria em uma revista dedicada aos carros clássicos, me assustei ao ver que o autor buscava provar aos leitores que é possível passar um dia por menos de US$ 5 mil (cerca de R$ 20 mil). Buscar hotéis mais baratos e eventos mais acessíveis (ou gratuitos) é possível. Mas atendentes das hospedarias na região recomendam olhar agora, pois a busca costuma ser muito grande.

5) Todas as tribos de clássicos têm seu espaço

 

Lamborghini LM002 é o antecessor do atual SUV Urus (Foto: Julio Cabral/Autoesporte)

 

Há espaço para todo tipo de automóvel e veículo, desde que ele seja raro ou incomum. Entre os eventos, poucos tiveram tanto destaque quanto os dedicados aos italianos, de longe os mais homenageados. Estivemos no sábado no Concorso Italiano, lugar no qual várias raridades das marcas Ferrari, Lamborghini, Maserati e Alfa Romeo se destacaram.

Foram muitos carros fotografados em poucas horas, mas poucos com a mesma presença de espírito do LM002, mistura de picape com utilitário feita pela Lamborghini bem antes do Urus.

Dá uma olhada nos banquinhos suplementares do Lamborghini LM002 (Foto: Julio Cabral/Autoesporte)

 

6) Até os estacionamentos viram programaço

Bastou chegar no Hotel Carmel Valley Ranch para ver que o estacionamento poderia ultrapassar as dezenas de milhões de dólares com a soma dos modelos reunidos. Dois Paganis lado a lado mostram que exclusividade é bobagem e logo um Koenigsegg chegou. Marcas incomuns em comparação a Porsche, Ferrari ou Lamborghini.

Porsche 918 chega a ficar tímido diante de tantos Paganis (Foto: Julio Cabral/Autoesporte)

 

 

7) Recordes de leilão são comuns

Bonhams, Gooding & Company, RM Sotheby’s, todas as grandes casas de leilões fazem pregões disputados. As entradas circulam em média entre US$ 100 e US$ 300, valores que incluem a chance de dar lances e também um belo material de apresentação de cada raridade.

Ferrari 250 GTO bateu o recorde leilões (Foto: Divulgação)

 

Entre tantas leiloeiras e carrões, os recordes são comuns. Neste ano o destaque foi para uma Ferrari 250 GTO chassi 3413, leiloada por US$ 48,5 milhões, quase R$ 200 milhões. É o valor mais alto já alcançado por um carro em um leilão, um atestado da raridade das 250 GTO (apenas 36 foram construídas). Os 300 cv do V12 3.0 foram testados na prática nas pistas, onde essa Ferrari estreou em 1962 na Targa Florio, tradicional prova italiana, com Phil Hill ao volante. Embora o motor e câmbio sejam originais, apenas a carroceria foi trocada por uma da série 2, produzida pela casa Scaglietti.

8) Laguna Seca é logo ali

 

Melhor do que ver carros antigos parados é poder ver eles correndo à vontade. A oportunidade é facilitada pela proximidade do circuito de Laguna Seca, também em Monterey. É lá que é realizado o Rolex Monterey Motorsports Reunion, evento de três dias em que esportivos ganham as curvas do autódromo, incluindo a temida e mágica curva Saca-rolhas.

A história da Nissan nas pistas foi relembrada em Laguna Seca (Foto: Divulgação)

 

A Nissan foi a grande patrocinadora deste ano e aproveitou para celebrar com vários superesportivos de pista que marcaram sua história. Inclusive havia um R90CK com motor V8 3.5 biturbo de 800 cv, um dos mais emblemáticos modelos da marca a correr em Le Mans.

9) Os fabricantes aproveitam para lançar carros e protótipos
Bugatti Divo 2019 (Foto: Divulgação)

 

A reunião de tantos carros exóticos e clientes endinheirados transformou Monterey em um acontecimento que ultrapassa o mundo dos clássicos. Cientes disso (e também da cobertura da mídia), muitos fabricantes aproveitam a ocasião para lançar alguns dos seus modelos mais exclusivos ou para apresentar conceitos. O principal destaque de 2018 foi para o Bugatti Divo, uma versão mais arrojada e aderente do Chiron. Mas outros fizeram o mesmo.

Audi PB18 tem motores elétricos e interior reconfigurável (Foto: Divulgação)

 

A Audi apresentou o conceito PB18 (de Pebble Beach) com três motores elétricos e interior que pode ser configurado apenas para o motorista ao centro ou ele e para ele e outro passageiro lado a lado. A BMW aproveitou para exibir a terceira geração do Z4. A Ferrari lançou sua 488 Pista Spider e a Lamborghini lançou o Aventador SVJ. Sem grandes novidades, a Honda aproveitou para renovar a linha do superesportivo NSX. Muitos fabricantes alugam propriedades inteiras para receber seus convidados.

Jaguar E-Type foi convertido a eletricidade pela marca (Foto: Divulgação)

 

Mas ninguém foi além da Jaguar em termos de combinação de futuro e passado. A marca britânica apresentou uma versão elétrica do clássico E-Type, montado a partir de monoblocos restaurados (mas o cliente também pode converter o seu antigo modelo). Sem entregar muitos detalhes, a marca britânica diz apenas que o carro terá cerca de 270 km de autonomia. O motor que entrega o equivalente a quase 300 cv é capaz de impulsionar o conversível de zero a 100 km/h em 5,5 segundos. Como uma maneira de preservar a tocada do E-Type, a Jaguar afirma que o carro tem freios e suspensão semelhantes aos originais.

10) Até os carros ruins tem seu espaço

 

O pior do show foi um AMC Gremlin pesadamente customizado (Foto: Divulgação)

 

O Concurso de Lemon’s é o lado B da semana e ocorre no sábado. Surgido como paródia, o evento utiliza um trocadilho com limão (como os carros ruins são chamados em inglês) e a prestigiada prova de Le Mans, há até uma corrida de 24 horas para completar a piada. O evento realizado no dia 25 teve entrada franca. É como os organizadores avisam que espectadores pagam pelo evento o que acham que ele vale: nada! Eles se descrevem como uma mancha feia na semana de Monterey. Merecem palmas pelo bom humor. O prêmio de Pior do show foi para esse AMG Gremlin 1977 personalizado como carrão americano das antigas.