Em decisão final, Elon Musk diz que não vai fechar o capital da Tesla

Tesla (Foto: divulgação)

 

Parece que a “novela”, o desejo de Elon Musk, sobre a Tesla tornar-se uma empresa pública chegou ao fim. Pelo menos ao final dessa primeira temporada de discussões. No início do mês, o CEO da montadora declarou sua intenção de fechar seu capital, conforme noticiamos. Em seguida, também esclarecemos o que isso significaria para o mercado financeiro, ao entrevistar um analista financeiro para explicar essa tática. Agora, em sua última decisão, o empresário escreveu que decidiu que a empresa continuará pública.

“Foi importante entender se os nossos investidores acreditavam que isso seria uma boa estratégia e se eles gostariam de participar de uma Tesla privada. Dado o feedback que recebi, ficou evidente que a maioria dos acionistas acredita que estamos melhor como uma empresa pública.”, declarou Musk no blog da empresa.

Elon Musk (Foto: Divulgação)

 

O empresário sul-africano disse ainda que seus investidores são extremamente importantes, e que quase todos eles estão com a marca desde que o capital da empresa foi aberto, em 2010, época em que a montadora não tinha sequer carros na linha de produção.

Musk, que trabalhou para importantes empresas do ramo financeiro como “Silver Lake”, “Goldman Sachs” e “Morgan Stanley”, e tem larga experiência nesses assuntos, considerou as muitas variáveis que seriam deflagradas caso a Tesla se tornasse privada. Ele ouviu os acionistas, grandes e pequenos, e fez uma análise minuciosa sobre o assunto para chegar a algumas conclusões.

Vários acionistas explicaram que seria problemático existir limitação em termos de investimento caso a Tesla viesse a se tornar privada. Além disso, o processo não garantiria à maioria dos investidores de varejo a possibilidade de possuírem ações. “Embora a maioria dos acionistas tenha dito que ficaria com a Tesla se fôssemos privados, a frase que eu mais ouvi por parte deles foi: “Por favor, não faça isso.””, informou Musk.

O CEO sabia que o processo de privatização seria desafiador e demorado.  E ele não podia esperar por isso, uma vez que a montadora precisa manter o foco na produção do Model 3 para alcançar o seu maior objetivo, tornar-se lucrativa. E, então, depois de considerar todos esses fatores o empresário se reuniu com o Conselho de Administração da Tesla e revelou sua decisão final: “Eu acredito que o melhor caminho é que a Tesla permaneça pública.”, disse o maior acionista daquela companhia. A decisão foi prontamente bem aceita pelo Conselho, que via com preocupação a sugestão de fechar o capital da marca.

Elon Musk encerrou seu post oficial dizendo, agora em local apropriado, e em tom mais visionário, que continuaria a se concentrar na construção de produtos desejados pelos consumidores e que façam diferença na vida das pessoas. “Agora, nós vamos colocar todos os nossos esforços no Model 3. Agradeço ao apoio de todos os nossos investidores, clientes e funcionários. Eu estou incrivelmente animado para continuar liderando a Tesla como uma empresa pública. É um privilégio”, concluiu Musk.

Tesla Model 3 (Foto: Divulgação)