Ford Focus não será mais vendido nos Estados Unidos

Ford Focus Titanium (Foto: divulgação)

 

A Ford Motors revelou hoje que abandonou o plano de continuar vendendo o Focus nos Estados Unidos, à partir do ano que vem, por perspectiva de imposição de maiores tarifas impostas pelo governo americano. A decisão de tirar do mercado o carro fabricado na China vem em um momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensifica uma batalha comercial com os chineses. Com essa decisão, a Ford passará a vender nos Estados Unidos apenas SUVs e o esportivo Mustang.

Vale lembrar que a Ford já vinha anunciando que pretendia parar de vender carros de passeio nos Estados Unidos nos próximos anos, como Fusion e Focus. O objetivo é colocar menos dinheiro na produção de carros que dão prejuízo, enquanto se investe mais dinheiro em segmentos mais lucrativos e em projetos de soluções de mobilidade.

Segundo Kumar Galhotra, presidente da Ford na América do Norte, a tarifa de 25% sobre carros montados na China tornou os negócios muito difíceis para a montadora do símbolo oval. “Por isso, estamos escolhendo implantar esses recursos em outro lugar”, disse Galhotra. Lembrando que a administração Trump avalia ainda uma proposta para impor tarifas sobre todos os veículos importados.

Ford Focus Titanium (Foto: divulgação)

 

À Reuters, Kumar Galhotra afirmou que a decisão de abandonar os planos do Focus nos Estados Unidos não custará empregos ou terá um impacto significativo no mercado. O presidente da Ford na América do Norte afirmou ainda que cerca de 95% dos carros vendidos pela Ford, nos EUA, são montados em solo norte-americano, no Canadá ou no México. E reiterou que os distribuidores da marca obtêm o utilitário EcoSport da Índia, e as vans “Transit Connect” da Espanha. “No momento, não vemos nenhum risco significativo para esses produtos”, disse Galhotra.

Ford Focus Titanium (Foto: divulgação)