Hyundai Palisade tem oito lugares e ocupa o topo da cadeia de SUVs

palisade

O mercado norte-americano virou um mar de SUVs e picapes e por lá, quanto maior, melhor. Por isso, a Hyundai se movimentou em apresentar o Palisade, um SUV grande de oito lugares no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento abre às portas ao público hoje (30) e vai até o dia 9 de dezembro.

O Palisade chegará como um definitivo sucessor do Vera Cruz, o antigo SUV grande de sete lugares da Hyundai. De série, ele vem com oito lugares – duas fileiras de três assentos -, mas é possível optar por sete lugares com a segunda fileira com poltronas individuais.

Equipado com um motor V6 3.8 com injeção direta de combustível, ele traz um “truque”. A marca sul-coreana optou pelo ciclo Atkinson no propulsor, que na prática gera menos potência, mas oferece melhor economia e um comportamento mais suave. Geralmente esse ciclo de combustão é utilizado em conjuntos híbridos. A transmissão é a automática de oito velocidades e a tração pode integral ou 4×2 dianteira.

Segurança reforçada

O pacote de segurança do Palisade é bem robusto. A Hyundai optou como itens de série pela frenagem de emergência com detecção de pedestre, alertas de ponto cego, de manutenção em faixa e colisão traseira.

Ele traz ainda aviso de saída segura (que dá um sinal se houver carro vindo antes de abrir as portas do carro para sair), aviso de fadiga, controle de velocidade adaptativo com traffic jam. Como itens de série, ele ainda oferece sete air bags. Um opcional é o sensor ultrassônico que avisa se crianças ou animais forem deixados nos bancos traseiros. Ele faz a buzina soar e envia um alerta para o celular do motorista.

Aparência

Se por fora o Palisade mostra um visual arrojado e bastante agressivo, ao estilo dos outros Hyundai, por dentro é o oposto. O interior tem linhas mais sóbrias, menos ousadas e que fogem da vertente inovadora outrora encontrada. O acesso e o comando para rebater a segunda a terceira fileiras são feitos por um botão “one touch”.

O máximo que se encontra de ousadia no interior é a adoção dos comandos por botões no câmbio automático, ao estilo do que foi feito no Honda Accord. O painel de instrumentos é convencional, mas traz uma tela de 12,3 polegadas colorida para o computador de bordo. A central multimídia tem 10,25 polegadas e integração com Android Auto e Apple CarPlay.

Linha de SUVs completa

A Hyundai vem investindo forte em SUVs e agora chegou ao topo da cadeia com o Palisade. O modelo de oito lugares é o maior da gama, acima do Santa Fe, que até então oferecia opções de cinco e sete assentos. A nova geração foi uma das atrações da marca durante o Salão do Automóvel de SP.

Abaixo, há o médio Tucson, que assim como o Santa Fe é um projeto global da companhia. A companhia trabalha ainda com os compactos Kona, para o mercado europeu, e o Creta, para a América Latina e também mercados emergentes da Ásia, como a Índia.