Kalashnikov dispara perua elétrica e retrô na Rússia

Kalashnikov dispara perua elétrica e retrô na Rússia

Kalashnikov. O nome está longe de ser associado com automóveis, sendo mais notório no mundo das armas, onde é conhecido fabricante do famoso fuzil de assalto de calibre 7,62, criado por Mikhail Kalashnikov em 1947. No entanto, quando a arma ficou pronta, ela foi produzida pela empresa estatal soviética Izh “Izhevsk”.

Acontece que a Izh já produzia automóveis na Rússia desde 1928 e por isso, tanto a divisão de armas quanto a de veículos conviveram por um longo período. Porém, atualmente, a IzhAvto faz parte da AvtoVAZ e está ligada à Lada. Já a divisão miliar virou a Kalashnikov Group, mas é exatamente essa empresa que agora quer atacar em outro front, o dos veículos elétricos.

Kalashnikov dispara perua elétrica e retrô na Rússia

Chamando atenção do mundo por causa de seu nome, a Kalashnikov Group quer mesmo é reviver a Izh mas agora com uma proposta mais verde, através de uma perua retrô baseada na clássica Izh-21252, que foi fabricada de 1973 a 1997. Rebatizada de CV-1, a familiar elétrica até que não é ruim em termos de números.

De acordo com a Kalashnikov, a CV-1 tem baterias de lítio de 90 kWh, o que realmente impressiona devido à alta densidade e o conjunto pesa apenas 50 kg. O desenvolvimento da mesma teria sido feito pela própria empresa, o que também mostra a grande capacidade tecnológica da companhia russa.

Kalashnikov dispara perua elétrica e retrô na Rússia

Porém, a autonomia é de 350 km, o que também não é mau, já que está na média dos principais players do mercado. A CV-1 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos. Visualmente, a nova “arma” para combater Tesla e outras tem um design quase 100% fiel ao modelo original, chamando atenção para os seis faróis de LED dianteiros e a suspensão rebaixada, equipada com rodas grandes e esportivas.

Kalashnikov dispara perua elétrica e retrô na Rússia

Atrás, existem molduras pretas aparentemente no lugar das luzes de antigamente e o bocal do “tanque” agora é o conectar da bateria. Por ora, o veículo é apenas conceitual, tendo outros aspectos mais estilizados para apresentação pública no Salão de Moscou. Será que esse tiro da Kalashnikov será certeiro no mercado de carros elétricos?

 

© Noticias Automotivas. A notícia Kalashnikov dispara perua elétrica e retrô na Rússia é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.