Lamborghini Aventador SVJ é revelado na Califórnia

Lamborghini Aventador SVJ (Foto: divulgação)

 

A Lamborghini apresentou o seu mais novo supercarro: o Aventador SVJ, no Monterey Car Week, na Califórnia, evento do qual faz parte o tradicional Peeble Beach Concours d’Elegance. O modelo chega uma credencial de respeito: antes mesmo de sua apresentação oficial, ele bateu o recorde de Nürburgring-Nordschleife para um veículo de produção, completando os 20,6 quilômetros de extensão da lendária pista alemã em 6 minutos, 44 segundo e 79 centésimos.

O coração do novo recordista é um motor V12 aspirado de 770 cavalos a 8500 rpm, com 73,41 kgfm de torque a 6750 rpm – que incorporou melhorias como novas válvulas de admissão em titânio e cabeçote com dutos redesenhados para otimização do fluxo de dos gases. Considerando que seu peso é de apenas 1525 quilos, graças ao uso intensivo de materiais leves, notadamente a fibra de carbono, a relação peso potência é de impressionantes 1,98 kg por cavalo. Em termos práticos, isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, com a marca de 200 km/h sendo atingida depois de 8,6 segundos. A velocidade máxima é superior a 350 km/h.

Lamborghini Aventador SVJ (Foto: divulgação)

 

A Lamborghini afirma que o SVJ teve sua sua parte aerodinâmica retrabalhada em relação ao Aventador SV, com o principal objetivo de gerar mais pressão aerodinâmica. O resultado foi um aumento de 40% nos dois eixos. O SVJ também incorpora o sistema de aerodinâmica ativa (ALA – Aerodinamica Lamborghini Attiva) de segunda geração. O sistema faz com que os elementos aerodinâmicos (spoilers, aerofólio, capô, difusor, flaps e tomadas de ar) se movam e consigam mudar o fluxo do ar – para, dessa forma, ou reduzir o arrasto (melhor desempenho em reta). ou aumentar a pressão aerodinâmica (melhor contorno de curvas).

Lamborghini Aventador SVJ (Foto: divulgação)

 

A suspensão também foi retrabalhada em relação ao SV, com o objetivo de melhorar a aderência mecânica e também a aerodinâmica. A rigidez das barra estabilizadora foi aumentada em 50%, enquanto a rigidez dos amortecedores aumento cerca de 15%. O sistema de direção também foi modificado para oferecer respostas mais ágeis e precisas em pista. O novo supersportivo demandou até mesmo o desenvolvimento de novos pneus, fornecidos pela Pirelli, que provém mais rigidez vertical para compensar a maior pressão aerodinâmica.

Lamborghini Aventador SVJ (Foto: divulgação)

 

A produção do Lamborghini Aventador SVJ, que será vendido por pouco menos de 350 mil euros (sem impostos), será limitada a 900 unidades e, no Peeble Beach Concours d’Eelegance, será exibido uma edição especial, chamada de SVJ 63. Trata-se de uma homenagem ao ano de fundação da Lamborghini, 1963. Serão 63 unidades adicionais produzidas, trazendo como característica o uso ainda mais acentuado de fibra de carbono.

Lamborghini Aventador SVJ 63 (Foto: divulgação)