Presidente da Renault-Nissan diz em transformar aliança em um sucesso

Presidente da Renault-Nissan diz em transformar aliança em um sucesso

Fonte: UOL

Entre escândalos, prisão e demissão, a aliança Renault-Nissan vem tentando ficar mais forte em meio aos problemas. Pelo menos foi a impressão que o atual presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, quis passar. O executivo disse que existe “desejo real” de transformar a aliança em um sucesso.

A declaração foi dada após os boatos que surgiram de uma possível separação entre Renault e Nissan. Segundo o jornal Financial Times, fontes disseram que a parceria “se tornou tóxica já que muitos executivos da Nissan creem que a empresa francesa põe para baixo o grupo japonês”. A Nissan desmentiu a notícia.

Presidente da Renault-Nissan diz em transformar aliança em um sucesso

Vale ressaltar que há uma certa “crise” entre Renault-Nissan desde o final de 2018, quando ocorreu a prisão do magnata do setor automotivo e ex-CEO do grupo, Carlos Ghosn. O brasileiro, que foi responsável pela união de ambas as montadoras no final dos anos 1990, é acusado de má conduta financeira. No fim do ano passado, Ghosn fugiu de Tóquio para o Líbano. Ele estava em prisão domiciliar no Japão e aguardava julgamento.

No processo de “arrumar a casa”, Jean-Dominique Senard disse que o grupo tem um conselho supervisionando a aliança “que é feita de pessoas que são extremamente a favor dessa parceria”, afirmou o executivo. “Existe um desejo comum de associar nossos planos estratégicos e um desejo real de fazer dessa aliança um sucesso”, finalizou.

Presidente da Renault-Nissan diz em transformar aliança em um sucesso

Quando perguntado sobre a fuga cinematográfica de Ghosn, Senard preferiu não se posicionar e disse: “Penso apenas no futuro”.

O atual presidente tem inúmeros desafios agora em diante, como novos projetos entre Renault-Nissan. Além disso, haverá uma importante reunião no fim deste mês para decisões industriais e cortes de custos são “significativos” no futuro”. Outro desafio é na escolha de um novo CEO para a Renault, já que o antigo, Thierry Bolloré, foi demitido no final do ano passado.