Investimento no país no 3º trimestre é recorde, aponta o IBGE

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O investimento no país é recorde no país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A Formação Bruta de Capital Fixo, que mede o quanto é investido na economia, cresceu 19,7% frente ao terceiro trimestre de 2007. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, a expansão do investimento é de 6,7%. São os maiores níveis observados desde o início da série, em 1996.

Esse incremento foi impulsionado pela construção civil e pela produção e importação de máquinas e equipamentos, que também atingiram níveis recordes. A construção civil teve expansão de 11,7% em relação ao período de julho a setembro de 2007, a maior da série histórica. O crédito para a habitação teve crescimento de 32,3%, e a população ocupada no setor aumentou 3,4%.

“Além disso, a importação de máquinas e equipamentos teve expansão superior a 40%, e a produção nacional teve incremento superior a 20%”, afirmou a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Receca Palis. Ela lembrou que a influência do da construção civil na taxa de investimento varia entre 40% e 60%.

Um termômetro do crescimento do investimento é o aumento da concessão crédito para empresas, que teve alta de 42,1% no terceiro trimestre, frente a igual período em 2007. No âmbito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), as operações de crédito subiram 23,1%.

A construção civil foi o setor que mais cresceu entre os que formam o PIB (produto Interno Bruto). Em relação ao terceiro trimestre de 2007, destacaram-se também os serviços de informação (10%), comércio (9,8%) e os serviços de intermediação financeira (8,8%). A expansão deste último setor desacelerou em relação ao trimestre anterior, principalmente pelo menor ritmo do crescimento da concessão de crédito à pessoas físicas. Em relação ao terceiro trimestre de 2007, houve alta de 29,6%. No segundo trimestre, tal incremento havia chegado a 33%.

Fonte: Folha Online