Jaguar e Land Rover mais próximas da Tata

Ainda esta semana será anunciada oficialmente a venda da Land Rover e da Jaguar ao Grupo Tata. Segundo informações da agência de notícias El Mundo Motor na semana passada foram realizadas reuniões com os sindicatos das fábricas das duas montadoras e estaria faltando, apenas, o documento do acordo passando o controle das unidades da Ford para a Tata.

De acordo com a agência o processo de negociação é tranqüilo à medida que a Ford quer vender essas suas marcas o quanto antes e a Tata deseja colocar seus pés no mercado internacional com produtos do segmento de luxo.

O Grupo Tata não foi o único interessado em Jaguar e Land Rover. Um de seus concorrentes na negociação foi o fundo de investimento One Equity Partners, liderado pelo ex-presidente da Ford Jacques Nasser. Em setembro do ano passado a Ford deixou claro que não faria acordo com o fundo, preferindo negociar com a Tata.

Segundo El Mundo Motor os diretores de Jaguar e Land Rover vivem momentos de apreensão à espera da oficialização da venda para, então, passar a trabalhar para um novo grupo com diversas possibilidades de gestão. Eles não entendem, contudo, as razões da Ford para abrir mão das marcas em momento em que estão gerando lucro para o grupo.

Mas aparentemente não há instabilidade, até porque o Grupo Tata já teria aceitado os planos de negócios da Ford para ambas as marcas. Além disso pelos próximos cinco anos a Ford continuará fornecendo motores, transmissões e plataformas para os modelos tanto da Land Rover quanto da Jaguar, recentemente renovados.

A Tata ainda desconhece esse segmento de veículos de luxo e tudo o que o envolve. Conta-se que algumas empresas, como a BMW, já teriam oferecido seus serviços para fornecimento de alguns itens a médio prazo. De qualquer forma a Tata ainda tem a Fiat como opção, aproveitando os acordos de parceira que já existem.

Porém, não são esperadas grandes mudanças na gestão dos negócios das empresas. A Tata deve manter a diretoria das duas montadoras, mas a Ford pode ficar com alguns executivos. Mudanças certas mesmo virão nas áreas de comunicação e informática.
(Redação AutoData)

Fonte: Boletim Autodata