Em janeiro de 2007, para surpresa geral, as vendas cresceram muito acima da expectativa. E agora a história parece se repetir. O ano já começou com feirões e promoções. Resultado: 86,8 mil automóveis e comerciais leves comprados nos dez primeiros dias úteis deste mês, ou aumento de 26,6% sobre idêntico período do ano passado.
Esse desempenho consolida a nova tendência, de que não há tempo para diminuir o ritmo, a competição é acirrada e o consumidor mantém o apetite, ao menos por enquanto.
De acordo com o Renavam o crescimento das vendas de comerciais leves é ainda maior que a de automóveis. O balanço da quinzena mostrou 15 mil comerciais leves vendidos, aumento de 39,2% em relação a igual período de 2007.
Foram licenciados 71,7 mil automóveis, alta de 24,2% sobre a primeira quinzena de 2007.
Talvez a fila de espera de alguns automóveis tenha favorecido os comerciais leves. O comprador ainda encontra dificuldade para receber o carro no ato da compra. Segundo pesquisas no varejo muitos modelos têm até sessenta dias de espera para entrega.
Na disputa pela liderança de vendas a Volkswagen saiu na frente nessa prévia do mês. Foram licenciados 21,2 mil veículos da marca contra 20,1 mil da Fiat. A General Motors está em terceiro na quinzena com 18,5 mil unidades.
Mais distante do bloco dos líderes vem a Ford com 8,8 mil veículos comprados na quinzena. A Renault, com 3,5 mil unidades, consolidou a quinta posição dentre as montadoras. Em sexto está a Peugeot com 2,9 mil veículos.
O VW Gol segue na ponta dentre os veículos com 9,4 mil unidades licenciadas. O Fiat Palio é o vice-líder com 6,4 mil unidades e o VW Fox está na terceira posição na quinzena com 5,1 mil unidades.
(Leandro Alves)
Fonte: Boletim Autodata (17.01.2008)