Janeiro ensaia novo recorde de vendas para 2008

Os primeiros dias do ano confirmam que o mercado de veículos no País parece mesmo ter alcançado outro patamar, acima de anos anteriores. Tradicionalmente janeiro é um mês sem feirões ou promoções, é tempo de recompor estoques e, portanto, de tímido desempenho. Algo que mudou muito no em 2007 e, ao que tudo indica, em 2008 também.

Em janeiro de 2007, para surpresa geral, as vendas cresceram muito acima da expectativa. E agora a história parece se repetir. O ano já começou com feirões e promoções. Resultado: 86,8 mil automóveis e comerciais leves comprados nos dez primeiros dias úteis deste mês, ou aumento de 26,6% sobre idêntico período do ano passado.

Esse desempenho consolida a nova tendência, de que não há tempo para diminuir o ritmo, a competição é acirrada e o consumidor mantém o apetite, ao menos por enquanto.

De acordo com o Renavam o crescimento das vendas de comerciais leves é ainda maior que a de automóveis. O balanço da quinzena mostrou 15 mil comerciais leves vendidos, aumento de 39,2% em relação a igual período de 2007.

Foram licenciados 71,7 mil automóveis, alta de 24,2% sobre a primeira quinzena de 2007.

Talvez a fila de espera de alguns automóveis tenha favorecido os comerciais leves. O comprador ainda encontra dificuldade para receber o carro no ato da compra. Segundo pesquisas no varejo muitos modelos têm até sessenta dias de espera para entrega.

Na disputa pela liderança de vendas a Volkswagen saiu na frente nessa prévia do mês. Foram licenciados 21,2 mil veículos da marca contra 20,1 mil da Fiat. A General Motors está em terceiro na quinzena com 18,5 mil unidades.

Mais distante do bloco dos líderes vem a Ford com 8,8 mil veículos comprados na quinzena. A Renault, com 3,5 mil unidades, consolidou a quinta posição dentre as montadoras. Em sexto está a Peugeot com 2,9 mil veículos.

O VW Gol segue na ponta dentre os veículos com 9,4 mil unidades licenciadas. O Fiat Palio é o vice-líder com 6,4 mil unidades e o VW Fox está na terceira posição na quinzena com 5,1 mil unidades.
(Leandro Alves)

Fonte: Boletim Autodata (17.01.2008)