Joule: a segunda geração da tecnologia que vai dominar o setor automotivo

A Osram, especializada em iluminação, planeja a produção em série da segunda geração do sistema Joule, baseada em leds e com menor custo, para avançar de formar estratégica no setor automotivo.

Para a empresa, os leds vão ganhar espaço em veículos de luxo e, depois, nos populares.

“A segunda geração pode ser facilmente adaptada à produção em série com plena compatibilidade com as normas ECE e SAE, que regem a produção de lâmpadas na Alemanha”, garante Guilherme Sartori, gerente automotivo da Osram do Brasil, que manifesta otimismo com as perspectivas da novidade para país.

Sartori explica que o Joule se traduz em economia de combustível nos veículos e redução de gastos com manutenção. O sistema consome até dez vezes menos energia que os tradicionais sistemas de iluminação com lâmpadas incandescentes e dura mais que a vida útil de um carro.

O executivo lembra que os leds, já presentes em praticamente toda a iluminação no interior dos veículos, nas lanternas e break lights, tiveram crescimento exponencial no segmento automotivo.

Ele ressalta ainda que a equipe Pratt & Miller, competidora da prova 24horas de Le Mans, adotou nos carros a tecnologia Joule com resultados surpreendentes tanto no desempenho dos veículos quanto para a melhor visibilidade dos pilotos.

Fonte: Automotive Business