Kia Niro elétrico estreia com autonomia de 450 km

kia-niro-ev-1-1024x704 Kia Niro elétrico estreia com autonomia de 450 km

O Kia Niro já foi exibido no Salão do Automóvel de 2016, mas foi mais para chamar atenção. O SUV híbrido foi o primeiro modelo da marca desenvolvido especialmente para ser um veículo ecológico, mas agora ele alcança seu nível mais elevado, ganhando uma versão 100% elétrica. Tendo ainda versão plug-in, o utilitário esportivo apontar para o futuro e pode chegar ao Brasil se os incentivos para híbridos e elétricos realmente compensarem no Rota 2030.

kia-niro-ev-1-1024x704 Kia Niro elétrico estreia com autonomia de 450 km

Por ora, o Kia Niro chama atenção para sua versão elétrica com autonomia de 450 km, mas já sob o ciclo WLTP, onde o resultado é obtido por meio de testes de rodagem no ambiente real. Ou seja, o SUV chega com um alcance importante com suas baterias de 64 kWh. Mas, esse é o pacote de melhor autonomia, pois a Kia Motors também vai oferecer uma versão de alcance menor, dotada de células de 39,2 kWh, suficientes para cerca de 300 km, também no WLTP.

kia-niro-ev-1-1024x704 Kia Niro elétrico estreia com autonomia de 450 km

Apesar de parecer maior do que realmente é, o Kia Niro tem 4,35 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,53 m de largura e 2,70 m de entre-eixos. A versão híbrida original tem 141 cavalos de potência, envolvendo o uso do motor Kappa III 1.6 de quatro cilindros com 105 cavalos e um motor elétrico de 44 cavalos, mas ao invés de um câmbio CVT, usa uma caixa automatizada de dupla embreagem com seis marchas. O consumo varia de 18,2 a 21,2 km/l de gasolina e por não precisar recarregar a bateria de lítio de 1,56 kWh em fonte externa, torna-se a versão mais interessante para a Kia para comercialização no Brasil.

No caso da versão Plug-In Hybrid, o Kia Niro dispõe de bateria de lítio de 8,9 kWh, mas com a capacidade de ser recarregado em fonte externa, tanto 110V quanto 220V, alcançando 42 km de autonomia no modo elétrico. Seu motor elétrico também é mais potente, entregando 61 cavalos, mas o motor permanece o mesmo 1.6 a gasolina da versão Hybrid comum. Essa versão é atualmente comercializada nos EUA e Coreia do Sul.

Além do Niro, a Kia Motors ainda dispõe do modelo Soul EV, que tem bateria de lítio de 28 kWh e autonomia de 280 km. O modelo também foi mostrado no Brasil, mas ainda sem previsão de chegada. A marca também tem pretensão de lançar em breve a versão elétrica do Stonic, SUV compacto que a sul-coreana já comercializa na Europa e que recentemente ganhou uma versão para o mercado chinês. Esse modelo (não elétrico, é claro) pode chegar ao Brasil.

 

© Noticias Automotivas. A notícia Kia Niro elétrico estreia com autonomia de 450 km é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.