Kia vai montar o Soul no Brasil

Kia Soul-foto divulgação                     Kia Soul-foto divulgação
Salto, a 100 km de São Paulo, deverá entrar na lista das cidades com fábrica de veículos. O presidente da Kia Motors do Brasil, José Luis Gandini, anunciou a compra de uma área de 510.000 metros quadrados, onde operava uma indústria, naquela cidade, que é vizinha de Itu, onde a Kia tem a sua sede. Gandini anunciou inclusive o modelo que pretende produzir na fábrica, o Soul, uma minivan do tamanho do Fit.

O presidente da Kia esteve na última segunda-feira (8) em São Paulo, acompanhado de prefeitos de Salto e de Itu, em conversa com o secretário estadual de desenvolvimento Goldman, a quem solicitou incentivos fiscais para a construção da fábrica. Gandini quer os mesmos incentivos dados à Toyota para a construção da fábrica de Sorocaba e disse que o início da construção da unidade em Salto, previsto para o ano que vem, dependerá desses incentivos.

Segundo fonte da empresa, a fábrica estaria iniciando a produção somente em meados de 2010.

O Soul, fabricado na Coréia, é um carro pequeno, de 4,11m de comprimento e entre eixos de 2,55m, mas não é um modelo popular. Tem duas opções de motor: 1.6 de 126 cavalos e 2.0 de 142 cavalos com câmbio automático.

O carro será mostrado no Salão de Paris, que começa no próximo dia 4 de outubro e também estará no estande da Kia no Salão do Automóvel em São Paulo, com início dia 30 de outubro.

Recentemente Gandini assumiu a Kia do Uruguai, que tinha uma operação muito pequena de importação naquele país. O empresário brasileiro quer ampliar a ação da filial e tem planos de construir uma fábrica no país para a fabricação do caminhão Bongo. A aquisição da operação Kia no país vizinho foi uma questão estratégica: o Bongo uruguaio poderia ser exportado para o Brasil sem o pagamento do imposto de importação, de 35%, como acontece hoje, pois ele vem da Corea

Joel Leite

Fonte: Auto Informe