Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

Finalmente apresentado, o Citroën C4 Cactus chega ao mercado brasileiro com uma proposta de preço para cobrir praticamente toda a faixa do segmento de SUVs compactos. Apostando em estilo, espaço, performance e segurança, o modelo parte de R$ 68.990 e vai até altos R$ 98.990.

Caracterizado por um perfil baixo, largo e fluído, o Citroën C4 Cactus surge com um bom leque de opções, embora a PSA segure uma das opções mais importantes, a Feel Business para frotistas e PCD, talvez por conta da demanda que não será atendida de imediato. Como se sabe, o mercado anda observando filas longas nesse caso.

Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

Bom, mas para o grande público, o Citroën C4 Cactus entrega as opções Live – que tem até um bom conteúdo – Feel e Shine. Mudanças “de última hora” fizeram com que a versão Shine 1.6 Auto morresse antes de nascer, surgindo assim o Feel Pack, que adiciona alguns itens que faziam parte da opção excluída. Assim, a Shine agora só pode ser adquirida com motor 1.6 THP.

Aliás, falando em motor, embora houvesse uma versão 1.6 Auto no evento de lançamento, esta estava isolada e não pôde ser testada. Então, ficará para uma nova oportunidade. No caso dessa motorização, para relembrar, dispõe de 118 cavalos no automático e 122 cavalos no manual, sendo que este último não recebeu atualização do propulsor, algo já visto em C3 e Aircross.

Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

Impressões visuais

O Citroën C4 Cactus é um crossover acima de tudo. Não se pode dizer que tenha o estilo de SUV, mas como atende as normas do Inmetro para obter a classificação de utilitário esportivo (tem ângulos de entrada e saída com 22°/32° e 22,5 cm de vão livre), ele é considerado pela montadora como tal.

Ainda assim, apesar de parecer ter um porte como do Nissan Kicks ou Hyundai Creta, o crossover da marca francesa em realidade é menor. Essa impressão se deve ao teto baixo e área envidraça reduzida em relação aos concorrentes. Isso torna-o mais longo visualmente e como tem frente bem arredondada e traseira truncada, o conjunto acaba enganando nesse aspecto, o que é bom para o produto.

Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

O capô é curto e as luzes diurnas são em LED e cumprem sua função, segundo a Citroën. Também apresenta um conjunto ótico simples, com farol monoparabola e pisca integrados. A grade com o duplo chevron é interessante em termos de estilo, assim como a grade centralizada e os faróis de neblina emoldurados com cores do teto, por exemplo. O aspecto do para-choque é parrudo.

O mesmo em relação ao traseiro, que torna o conjunto mais robusto visualmente. As lanternas duplas em LED com efeito 3D foram uma solução boa para preencher o enorme vazio do modelo anterior, o europeu. Mais interessante, porém, é o logotipo novo da Citroën, com fundo preto, que destaca bem a marca.

Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

Os retrovisores tem bom tamanho e os Airbumps chamam pouca atenção. Já as rodas de liga leve estão em harmonia com o conjunto. A mescla de cores é sim, um dos grandes atrativos do Citroën C4 Cactus, que reúne 14 combinações com tetos coloridos, assim como espelhos, molduras e batentes laterais, mas as maçanetas são em preto brilhante. Não tem teto solar e isso não parece fazer falta, exceto na versão completa, que tem um preço alto.

Por dentro, esqueça o europeu. O ambiente é novo e exclusivo para a região, trazendo um cluster digital monocromático que é “suficiente” para as pretensões do crossover. O volante tem boa empunhadura e úteis comandos de mídia e telefonia, mas o piloto automático ainda é na coluna. Múltiplos ajustes, bom. A multimídia tem tela de 7 polegadas e intuitividade.

Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

Sem dar voltas, apresenta todas as funcionalidade de forma clara e objetiva. Android Auto e CarPlay são bem-vindos. Câmera de ré tem boa visualização e não é difícil acionar os itens de segurança do carro pela tela. Nela, os modos de piso do Grip Control também são apresentados, enquanto logo abaixo existem alguns comandos físicos de climatização.

Botão de partida é um plus no Cactus Shine, assim como o Grip Control e uma tomada de 12V. O porta-copos é bom e o console tem bom acabamento em preto brilhante e alavanca estilizada com seletor em escada. Modos Eco e Sport se apresentam. Um pequeno porta-trecos fica entre os bancos e o porta-luvas tem espaço mediano, diferente de outros compactos da Citroën.

Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

As portas apresentam bom aspecto, mas possuem plásticos duros texturizados e forração parcial em tecido. O painel tem uma barra horizontal com material soft, mas a tonalidade cinza não agradou muito. Os bancos são diferentes do europeu, mais altos e “cheios” para ampliar o ambiente e segurar melhor o corpo.

O espaço interno é bom, especialmente atrás, tanto em altura como em largura e espaço para pernas. Já o porta-malas de 320 litros é pouco para um SUV e ainda possui vão reduzido por causa da tampa menor, que não vai até perto do assoalho. No geral, com exceção de alguns detalhes pontuais, o ambiente do Citroën C4 Cactus agradou.

Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

Impressões ao dirigir

Ao volante, o Citroën C4 Cactus também teve pontos altos e baixos, mas pendendo muito mais para os primeiros. Com direção elétrica extremamente, porém, progressiva, o crossover passa a impressão de ter menos que o peso declarado, ainda mais quando se começa a acelerar o 1.6 THP Flex, que tem 166 cavalos na gasolina e 173 cavalos no etanol.

Forte e casado com o câmbio Aisin de seis marchas, o propulsor impulsiona bem o Citroën C4 Cactus, rapidamente elevando o giro, mas em proporção desigual ao percebido ao volante. Ou seja, mesmo que ele vá até 3.000 rpm, ele acelera vigorosamente mais rápido que isso, atingindo rapidamente 100 km/h. Oficialmente, o faz em 7,3 segundos.

Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

Sem comentários quanto à capacidade do mesmo, o motor é (muito) mais do que suficiente para atender o Citroën C4 Cactus no que lhe for imposto. Retomadas e desacelerações são muito boas, especialmente no modo Sport, mas mesmo no Eco, não se intimida na hora de responder. Basicamente o primeiro dobra a rotação, enquanto o segundo atenua 1/3.

No Drive, o câmbio sempre mantém o motor em no máximo 2.000 rpm, chegando mesmo a 1.500 rpm na estrada, mas com isso, uma incômoda ressonância com fortes graves no escape invade o habitáculo de trás para frente. Usando o modo manual, consegue-se manter o motor um pouco mais cheio e com ruído adequado. Rodando a 110 km/h, ele mantém 2.000 rpm.

Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

Em termos de dirigibilidade, o carro está sempre na mão com uma direção gostosa, mas a suspensão tem calibração muito macia e, apesar de absorver razoavelmente as imperfeições do solo, acaba tornando-o muito suscetível a oscilações indesejáveis. Nas curvas, apesar disso, mantém-se até que bem, sem grandes inclinações, graças à largura maior e altura menor que o padrão.

Na terra, ele desenvolve muito bem, mas é preciso saber usar os modos de terreno para que a condição do local não afete a performance e a segurança do veículo. Os freios cumprem bem seu papel, tornando a condução mais ágil em situações que exigem sempre o pedal esquerdo. Nesse primeiro contato, o Citroën C4 Cactus foi bem no que lhe foi proposto. Aguarde mais adiante nossa Avaliação NA.

Citroën C4 Cactus – Galeria de fotos

Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir
Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir

Evento a convite da Citroën. 

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Citroën C4 Cactus: Impressões ao dirigir é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.