Mazda e Isuzu anunciam demissões no Japão

Juntas, as empresas irão cortar 2,7 mil vagas.
Medidas serão tomadas até o fim de dezembro.

Do G1, em São Paulo, com informações do Valor OnLine

A Mazda Motor anunciou nesta quinta-feira (20) que não renovará o contrato de 500 funcionários que trabalham meio período na fábrica da empresa em Hofu, na prefeitura de Yamaguchi, Japão.

A notícia veio após aquela de que 800 funcionários temporários não terão seus contratos renovados em outra unidade, próxima de Hiroshima. A fabricante de veículos contrata quase 1,8 mil empregados temporários por ano.

A Isuzu Motors, que fabrica caminhões, ônibus e utilitários esportivos, também comunicou enxugamento de pessoal – a empresa cortará todos os trabalhadores temporários e de meio período. A eliminação de 1,4 mil funcionários ocorrerá até o fim do ano.

Como parte dos cortes, a Isuzu irá dispensar empregados cujos contratos ainda não expiraram, iniciativa considerada incomum no Japão. As medidas visam reduzir custos para fazer frente à redução na demanda.

Na quarta-feira (19) a Toyota havia avisado que, em dezembro, irá parar a produção em suas plantas nos Estados Unidos e Canadá por dois dias e eliminará 250 empregados temporários a fim de confrontar a queda nas vendas no território americano.

Fonte: G1 Globo Online