Mazda paga na mesma moeda e agora poderá salvar a parceira Ford

A crise do principal executivo da Ford Motor Co., Alan Mulally, é a oportunidade do principal executivo da Mazda Motor Corp., Hisakazu Imaki. Os dois são parceiros na investida com que pretendem distanciar a Ford, a segunda maior montadora dos Estados Unidos, do segmento de caminhonetes e utilitários esportivos de grande porte, dos quais os consumidores vêm se esquivando em vista do preço da gasolina nos EUA, de US$ 4 o galão (US$ 1,06 o litro). A Ford, que salvou a Mazda da falência 12 anos atrás, controla um terço do capital da Mazda, empresa sediada em Hiroshima que é a quinta maior empresa automobilística do Japão. O Fusion e o Mercury, sedãs de médio porte da Ford, baseados no Mazda6 e capazes de fazer até 29 milhas por galão (12,26 quilômetros por litro) na estrada, foram os únicos modelos da Ford, sediada no estado norte-americano de Michigan, a aumentar suas vendas no mês passado. Até 2010, metade dos automóveis da montadora terão como base os projetos de sua afiliada japonesa comparativamente aos 43% deste ano, disse a CSM Worldwide, uma consultoria do setor automobilístico sediada no Estado de Michigan. (Gazeta Mercantil)

Fonte: Boletim Autodata