Com produção suspensa, Chevrolet Onix Joy vende menos que o Peugeot 208

por / Quatro Rodas

No passado, manter em produção duas gerações de um mesmo carro era fundamental para manter liderança das vendas. Mas os tempos são outros: os Chevrolet Onix e Onix Plus não precisam das versões Joy, da primeira geração, para manter a liderança nas vendas.

 

Levantamento feito pela Mobiauto a pedido de QUATRO RODAS mostra que em novembro apenas 909 unidades do Chevrolet Onix Joy foram emplacadas, sendo 46 unidades da versão básica e 863 da versão Black, mais equipada. Na prática, o modelo vendeu menos que o novo Peugeot 208, que teve 1.099 unidades emplacadas (mais que o dobro das 494 de outubro).

O modelo antigo representou 6,4% das vendas do compacto da Chevrolet. A nova geração do Onix hatch respondeu por 13.383 – número suficiente para se manter como o carro mais vendido do Brasil.

O mesmo fenômeno é visto com o Joy Plus, como é chamado hoje o velho Chevrolet Prisma: respondeu por apenas 581 dos 12.135 Onix Plus emplacados em novembro. Meros 4,7%. Se apenas o sedã da nova geração estivesse à venda, não teria problemas para se manter à frente da Fiat Strada, terceiro lugar no ranking de vendas com 9.614 unidades.

Aparentemente, o interesse pela velha geração do Onix diminuiu e a Chevrolet está se adaptando a isso. QUATRO RODAS apurou que a produção tanto da versão hatch como do sedã foi suspensa de forma temporária há dois meses. Os carros que estão sendo emplacados agora estão nos pátios das concessionárias, já que muitas não recebem o modelo há semanas.

A capacidade produtiva da fábrica de São Caetano do Sul (SP) estaria voltada para o Tracker e a Spin, que compartilham a unidade com os Chevrolet Joy.

 

Isso pode ser motivo de comemoração para a General Motors. Em junho, o presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, declarou que suspenderia a produção de versões para as quais não conseguiria repassar os aumentos de preço motivados pela desvalorização do real frente ao dólar. Ou seja, justamente as versões mais baratas de seus carros.

E, de fato, não faz sentido gastar R$ 56.890 no Joy básico se o Onix da nova geração parte dos R$ 58.590 e tem controles de estabilidade e tração, hill holder e seis airbags de série. Mesmo assim, as versões mais vendidas são as LT, que partem dos R$ 60.490.

Confira as versões mais vendidas do Chevrolet Onix hatch:

  • Chevrolet Onix 1.0 manual LT2 – 3.559
  • Chevrolet Onix 1.0 manual LT1 – 2.593
  • Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT Premier 2 – 1.404
  • Chevrolet Onix 1.0 manual – 1.219
  • Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT Premier 1 – 1.025 
  • Chevrolet Joy Black – 863 
  • Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT LT1 – 771 
  • Chevrolet Onix 1.0 Turbo – 675
  • Chevrolet Onix 1.0 Turbo manual LT1 – 650
  • Chevrolet Onix 1.0 Turbo manual LTZ – 630
  • Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT LTZ – 582
  • Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT RS – 254
  • Chevrolet Joy – 46
  • Chevrolet Onix 1.0 manual LT4 – 10
  • Chevrolet Onix 1.0 manual LT3 – 4
Versões mais vendidas do Chevrolet Onix Plus:
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 manual LT2 – 2.000
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT Premier 2 – 1.604 
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT LTZ – 1.592 
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo manual – 1.579 
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT LT1 – 1.269
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT Premier 1 – 1.113
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT NB – 787
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo manual LT1 – 562 
  • Chevrolet Onix Plus Joy Black – 555
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT Midnight – 212 
  • Chevrolet Onix Plus Joy Black – 26
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 manual LT4 – 7
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 manual LT3 – 4

Os dois ranking trazem suas particularidades, mas têm algo em comum. Seja sedã ou hatch, o Chevrolet Onix que mais vende é sempre o LT2 com motor 1.0 três cilindros aspirado de 82 cv e câmbio manual. Por sinal, as versões LT com variações aspiradas, turbo, manual e automática dominam as vendas.

E o Onix Premier 2, mais caro e completo da linha, com sistema de estacionamento automático, monitor de pontos cegos, carregamento sem fio para smartphones e rede Wi-Fi a bordo, é sempre a versão turbo mais vendida. É tudo que o presidente da GM queria.

Só que a versão intermediária LTZ é muito relevante nas vendas do sedã enquanto no hatch vende menos que o Joy. A diferença pequena entre um LT completo e um LTZ pode explicar esse fenômeno nas vendas do hatch.