Mercado: essas marcas dependem de um único carro para vender bem

Esses carros são disparados os mais vendidos de suas marcas
Foto: Quatro Rodas

As boas vendas de um único modelo de carro pode afastar uma fabricante do fracasso ou ser responsável por colocá-la no rol das marcas de maior sucesso do mercado.

A Nissan fechou 2018 com 97.505 veículos emplacados no Brasil. Deles, 46.812 (ou 48%) foram apenas do Kicks, seu SUV compacto fabricado em Resende (RJ). O sedã Versa, segundo modelo mais representativo, responde por 28,7% das vendas.

O Kicks é tão importante para a Nissan quanto o Sportage é para a Kia. O SUV sul-coreano também representou 48% das vendas da marca no Brasil em 2018, com 5.636 carros diante de um total de 11.723.

Na Mitsubishi, a dependência da L200 é semelhante: a picape respondeu sozinha por 48,6% das vendas da empresa – 10.766 unidades em um universo de 22.133.

Essa dependência não acomete apenas fabricantes com menor representatividade no Brasil.

A Chevrolet sagrou-se líder de vendas em 2018 com 434.364 veículos emplacados. Deles 210.458 exemplares, ou 48,5%, eram apenas do hatch compacto Onix.

Na Ford, que teve 226.437 emplacados em 2018, 103.286 unidades (45,6%) eram apenas do Ka hatch. Considerando a participação da versão sedã, o Ka representou 62,8% das vendas da Ford no ano inteiro.

Na Jeep, que tem cinco modelos disponíveis no Brasil, a situação é um pouco diferente: são dois os carros que puxam seus índices de venda.

Em 2018 o Compass foi o mais vendido: 56,4% dos 106.945 veículos emplacados pela marca no Brasil. O Renegade representou 43,3% das vendas. Já os importados Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee somaram apenas 317 unidades, ou 0,3% das vendas da marca.