NHTSA: ônibus escolar “autônomo” fazia transporte ilegal na Flórida

NHTSA: ônibus escolar "autônomo" fazia transporte ilegal na Flórida

Desde o começo do ano, algumas crianças de uma escola infantil na Flórida estavam desfrutando de uma tecnologia que muitos motoristas querem experimentar, mas ainda não podem. Até aí, ninguém tinha se apercebido de um detalhe: os alunos estavam viajando em um ônibus escolar autônomo.

Não, não era o motorista trabalhando de forma independente, pois este nem existe. Trata-se de um ônibus com condução autônoma da empresa Transdev North America, que cedeu o veículo para testes na escola. Com capacidade para 12 passageiros, o modelo EZ10 Generation II fazia o percurso diário sem nenhum problema e sem chamar a atenção, até os olhos da NHTSA baixarem sobre ele.

 

NHTSA: ônibus escolar "autônomo" fazia transporte ilegal na Flórida

A agência federal de transportes dos EUA ficou atônita ao ver que o EZ10 Generation II – parcialmente camuflado – levava mais do que cadeiras vazias em seus testes diários. Sim, ia e voltava cheio de crianças.

Rapidamente a NHTSA e pronunciou: “Uso do serviço de transporte sem motorista para o transporte de crianças em idade escolar pela Transdev é ilegal e viola a autorização temporária de importação da empresa”. Ou seja, a empresa francesa terá alguns problemas futuros no mercado americano.

Segundo a Transdev, o veículo rodava a pouco menos de 13 km/h no trajeto com as crianças e disse que havia um monitor a bordo para observar o funcionamento do sistema. Porém, o mesmo não tinha direção e o fiscal não poderia assumi-lo. Mas, ainda assim, a francesa disse que o EZ10 Generation II pode rodar até 48 km/h.

NHTSA: ônibus escolar "autônomo" fazia transporte ilegal na Flórida

Esse é o primeiro caso de proibição de circulação de carro autônomo para transporte escolar, o que faz do EZ10 Generation II o primeiro do gênero no mundo. Mas, a NHTSA engrossou a voz: “Usar um veículo de teste não compatível para transportar crianças é irresponsável, inadequado e está em violação direta dos termos do projeto de teste aprovado para a Transdev.”

A agência ainda disse mais: “A inovação não deve correr o risco de segurança pública”. De qualquer forma, agora as crianças não poderão mais brincar de Jetsons enquanto vão e voltam da escola, retornando aos velhos ônibus diesel de sempre. E enquanto esperávamos por algo novo da Tesla, a Transdev fazia das suas na Flórida… Abaixo, vídeo promocional do veículo:

© Noticias Automotivas. A notícia NHTSA: ônibus escolar “autônomo” fazia transporte ilegal na Flórida é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.