Noruega: Explosão em posto de hidrogênio – Toyota e Hyundai cancelam

Noruega: Explosão em posto de hidrogênio - Toyota e Hyundai cancelam

Algumas marcas de automóveis estão apostando muito dinheiro no hidrogênio. O gás presente na atmosfera é usado em células de combustível como reagente num processo químico com o oxigênio, gerando assim eletricidade para alimenta baterias de lítio e então o motor elétrico, que vai movimentar o carro.

Porém, a segurança e o alto custo logístico são os entraves por traz dessa tecnologia. No primeiro caso, uma explosão na Noruega, levanta a questão sobre a viabilidade do uso deste combustível em automóveis. Na cidade de Sandvika, localizada a 15 km à oeste de Oslo, capital do país, um posto de abastecimento de hidrogênio simplesmente explodiu no início da semana.

Em decorrência da explosão, duas pessoas ficaram feridas por causa do impacto provocado pela detonação, que acionou os airbags dos carros em que estavam. Os bombeiros isolaram uma área de 500 m ao redor do local, que ficou completamente destruído.

Noruega: Explosão em posto de hidrogênio - Toyota e Hyundai cancelam

O posto é da bandeira Uno-X, operada pela empresa norueguesa Nel Hydrogen, que após o ocorrido, fechou toda a rede de 20 postos no país e mais outros na Dinamarca como medida preventiva. As investigações estão em curso, mas ainda não se tem ideia do que poderia ter ocorrido no local.

Como se trata da única rede de postos de hidrogênio na Noruega, as marcas Toyota e Hyundai cancelaram as vendas dos modelos Mirai e Nexo, respectivamente. Não há como abastecer esse tipo de carro e os proprietários dos modelos já vendidos terão de aguardar a reabertura da rede Uno-X. As marcas também querem saber qual foi a causa.

Alternativa sem hidrogênio

Noruega: Explosão em posto de hidrogênio - Toyota e Hyundai cancelam

Pressurizado e mantido em temperaturas baixíssimas, o hidrogênio precisa de uma infraestrutura especial para evitar vazamentos e explosões, demandando assim investimentos altos em logística. O custo elevado dessa tecnologia tem levado a alternativas como a tecnologia SOFC da Nissan.

Nesse caso, em vez de usar o hidrogênio, como Toyota, Honda e Hyundai, ela usa o etanol, de onde é extraído o hidrogênio que reagirá com o oxigênio nas células de combustível. O álcool oferece risco muito menor e sua infraestrutura é bem mais simples e já difundida em países como o Brasil, por exemplo. Isso sem contar o preço por litro.

Outra vantagem é que o combustível pode ter até 55% de água na composição, o que reduz ainda mais seu custo. Porém, a tecnologia da Nissan ainda não está no mercado, diferente do hidrogênio já estabelecido em regiões como dos EUA, Europa e Japão.

[Fonte: UOL]

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