Mercado cogita venda da Mazda pela Ford

A Mazda pode ser a próxima marca na fila de enxugamento do Grupo Ford. Segundo a revista norte-americana BusinessWeek, a fabricante ianque estaria disposta a vender os 33,9% de ações que possui da marca japonesa. Segundo a publicação, esta seria a melhor alternativa para a Ford captar recursos em momento de crise. Afinal, as vendas de SUVs e picapes caem vertiginosamente nos Estados Unidos. Para piorar, a montadora registrou no segundo trimestre do ano espantoso prejuízo de US$ 8,7 bilhões. Do ano passado para cá, a Ford promoveu grande enxugamento de seu grupo. Vendeu a britânica Aston Martin em julho de 2007 por US$ 925 milhões para grupo de investidores liderados por David Richards, ex-chefe das equipes de Fórmula 1 Benetton e BAR. Em março deste ano foi a vez das duas outras marcas inglesas que faziam parte do grupo, Jaguar e Land Rover, passarem para as mãos da indiana Tata Motors, por US$ 2,65 bilhões. No ano passado, o jornal The New York Times publicou matéria dando como certa também a venda da Volvo pela Ford. A marca sueca contribuiu para o rombo do trimestre com prejuízo de US$ 151 milhões. Curiosamente, a Mazda mostra-se uma das mais rentáveis atualmente, com previsão de lucro para este ano de US$ 750 milhões. As informações são de Luiz Fernando Lovik/Auto Press.

Fonte: AutoZ News (19/08/2008)