Mercedes-Benz conquista liderança das vendas de carros premium

 BMW perde espaço no ano em que completa plano de produção nacionalREDAÇÃO ABA Mercedes-Benz assumiu em 2015 o posto de marca premium líder em vendas no Brasil. Com 15,6 mil automóveis negociados de janeiro a novembro, a empresa deixou para trás as concorrentes também alemãs Audi e BMW, que seguem com investida importante na área de produto. O volume de emplacamentos é expressivos 52% maior do que o registrado no mesmo intervalo do ano passado. Para a Mercedes-Benz, a boa performance no mercado é resultado do lançamento recente de 12 carros e do aumento da rede de concessionárias de 45 para 52 casas. “Estamos passando por um momento importante para as marcas premium. Enquanto outros segmentos tiveram queda em 2015, observamos um aumento nas vendas de veículos a partir de R$ 100 mil”, destaca Dirlei Dias, gerente sênior de vendas e marketing de automóveis da companhia, em comunicado. Segundo ele, o plano é manter o ritmo de expansão em 2016, apesar do reajuste médio de 6% a 10% previsto para a linha de produtos. A ideia é fazer mais lançamentos e crescer aproveitando a inauguração da fábrica brasileira da companhia, em Iracemápolis SP, prevista para o primeiro trimestre. A unidade fará o Classe C e o GLA. Além disso, o plano de ampliação da rede continua, com a expectativa de inauguração de cinco concessionárias. REVIRAVOLTA DEIXA BMW PARA TRÁS A mudança no mercado de carros premium também impacta Audi e BMW. A primeira cresceu e passou a ser a segunda marca mais vendida do segmento no Brasil, com 15,2 mil carros, apenas 380 unidades atrás da Mercedes-Benz. O volume representa crescimento de 35,8% na comparação com janeiro a novembro de 2014. A expansão estava dentro da previsão da companhia no Brasil, que investe no que chama de nova era, com mudança da sede administrativa e inauguração de linha de montagem na fábrica do Grupo Volkswagen em São José dos Pinhais PR, onde começou a ser feito o A3 Sedan, além do lançamento de produtos. “Estamos muito felizes em ultrapassar nossa meta para 2015 e vamos continuar trabalhando fortemente para ampliar ainda mais nosso volume de vendas no Brasil”, apontou Jörg Hofmann, CEO da Audi Brasil. Nesta reviravolta quem saiu perdendo foi a BMW, que costumava ser líder do segmento premium no mercado brasileiro. No acumulado dos 11 meses de 2015 a empresa perdeu o posto em vendas para a Mercedes-Benz e para a Audi, com 14,2 mil unidades, com alta de 6,2% sobre o anotado há um ano, crescimento mais modesto do que o registrado pelas concorrentes. Ironicamente a perda de espaço acontece justamente no ano em que a BMW conclui a primeira etapa de sua estratégia de produção local. A empresa inaugurou no fim de 2014 sua fábrica em Araquari SC e, ao longo de 2015, cumpriu o plano de montar ali quatro modelos da marca: Série 1, Série 3, X1 e X3. Além disso, também é feito na unidade o Mini Countryman.
Fonte: Automotive Business