México pretende produzir 3 milhões em 2008

O novo presidente da Amia, a associação dos fabricantes de veículos do México, Eduardo Solís Sánchez, disse que a indústria elevará em 50% a produção ainda este ano, superando 3 milhões de unidades. O foco ainda será o mercado externo, para onde o México destinará 70% da produção. No entanto a ordem é expandir o número de clientes dos veículos mexicanos para fugir da retração do mercado estadunidense.

Foi o que sugeriu a Sánchez o ministro da Economia, de acordo com a agência de notícias Flash de Motor: “A indústria mexicana deve concentrar seus esforços em desenvolver mercados na Europa e na Ásia. Só assim serão capazes de elevar a produção”.

Ainda não se sabe qual será o impacto da desaceleração econômica nos Estados Unidos sobre a produção automotiva do México. Certamente haverá, calculam os órgãos governamentais daquele país, mesmo comemorando o incremento de 5% das exportações para o vizinho no ano passado ante 2006.

O desafio será encontrar mercados para os carros grandes e sofisticados e as picapes produzidas sob medida para o consumidor estadunidense. Eduardo Sojo destacou o desenvolvimento de nichos de mercado por Volkswagen e Nissan, que exploram em países europeus e asiáticos a preferência por veículos compactos.

Ele não disse se as associadas à Amia pretendem elevar as exportações para o Brasil. A América do Sul parece que não faz parte dos planos dos mexicanos para elevar sobremaneira a produção.

Em 2007 o México produziu pouco mais de 2 milhões de unidades, registrando avanço de 2,2% sobre o ano anterior.
(Redação AutoData

Fonte: Boletim Autodata