Minivans crescem abaixo da média

Segundo a Agência AutoInforme, com um crescimento de apenas 11,19% de janeiro a outubro, as minivans mostraram que a falta de novidades afugentou o consumidor. O aumento de vendas do mercado interno está em 28,8% e nenhum dos modelos disponíveis no mercado atingiu esse percentual de crescimento. A Zafira foi a que mais e se aproximou da média do mercado. A minivan da GM vendeu 27,5% a mais do que no ano passado, graças à versão Expression, mais barata. As suas concorrentes diretas tiveram desempenho pífio. Mesmo com alterações estéticas em julho, com a frente toda remodelada, a Picasso praticamente manteve o mesmo número de vendas dos dez primeiros meses do ano passado, cresceu apenas 1,47%. No primeiro semestre a Picasso tinha uma variação negativa de mais de 30%; houve crescimento com a chegada do modelo novo, mas não o suficiente para recuperar as vendas. A situação da Scénic é pior. Desatualizada, a minivan da Renault vendeu 16,89% menos este ano do que nos dez primeiros meses do ano passado, passando de 4.582 para 3.808. As minivans derivadas de carros pequenos também não estão bem este ano. Idea e Meriva crescem bem abaixo da média do mercado. A minivan da Fiat vendeu 23.891 unidades de janeiro a outubro deste ano, o suficiente para lideram o segmento, mas teve um crescimento de apenas 12,52%. A Meriva, com 18.637 unidades, aumentou as vendas em 15,59%

Fonte: Automotive Business