JAC Motors: Próximos lançamentos e impressões ao dirigir o iEV40

JAC Motors: Próximos lançamentos e impressões ao dirigir o iEV40

Da sequência à matéria sobre o futuro do carro elétrico na visão de Sérgio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, agora detalharemos os planos da marca chinesa para o mercado nacional. Além disso, trazemos também nossas primeiras impressões a bordo do JAC iEV40, o crossover eletrificado e derivado do T40, que estreia em agosto por R$ 153.500.

Apostando na disruptividade dos veículos movidos por energia elétrica, o empresário revelou sua estratégia de produto para este segmento que está nascendo no Brasil. A JAC Motors começará sua atuação no mercado de carros elétricos com o crossover iEV40, mas ele será seguido por mais dois produtos da mesma categoria.

JAC Motors: Próximos lançamentos e impressões ao dirigir o iEV40

Destes, o iEV20 pretende ser o mais em conta. Ainda sem preço definido, de acordo com Habib, o pequenino crossover é um derivado do JAC J2 em versão aventureira, que só é comercializado na China. Este modelo tem baterias de lítio de até 41 kWh e autonomia de 400 km no ciclo NEDC, devendo ficar em torno de 300 km na vida real.

Além dele, Sérgio Habib confirmou o iEV60, que não deu muitos detalhes, mas que podemos dizer que é a versão elétrica do futuro T60, chamado S4 na China e que tem porte semelhante ao do Jeep Compass, com 4,41 m de comprimento e 2,62 m de entre eixos.

JAC Motors: Próximos lançamentos e impressões ao dirigir o iEV40

Enquanto o T60 estreia um motor 1.5 Turbo no Brasil, sua variante elétrica assumirá um papel importante no portfólio da marca. O iEV60 na China é chamado iEVS4 e dispõe de motor elétrico de 149 cavalos e 33,5 kgfm, tendo três versões de baterias com alcances diferentes: 55 kWh com 355 km, 61 kWh com 402 km e 66 kWh com 470 km. Todos no ciclo NEDC.

O JAC iEV60 será o mais caro entre os carros de passeio elétricos da marca no Brasil, mas Habib não deu estimativa de preço. Acreditamos que fique numa faixa até R$ 200 mil. Outra ação da JAC Motors será o lançamento de uma picape média no mercado nacional, mas somente eletrificada. O modelo é chamado de iEV330P.

Picape elétrica

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Sérgio Habib explicou que o foco do novo produto é atender empresas que estão exigindo agora veículos com emissão zero, especialmente companhias cujas imagens estão ligadas direta ou indiretamente com o meio ambiente, como concessionárias de energia e fabricantes de cigarros, por exemplo.

A questão ecológica entrou na estratégia de marketing de várias empresas de setores bem diversificados. É de olho nisso que a JAC iEV330P pretende fazer a diferença por ser a única picape elétrica do mercado. O modelo será baseado na versão antiga da T6, devido ao custo. Também sem estimativa de preço, este utilitário terá cabine dupla.

Habib não deu detalhes sobre a picape, centrando-se no caminhão leve iET 1200, cuja pré-venda se iniciou no dia 30 de maio e cujo lançamento ocorrerá no final do ano. O veículo tem PBT de 8,2 toneladas e baterias de lítio de 97 kWh. O destaque é o motor elétrico de 177 cavalos com 121,9 kgfm (1200 nm).

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Custando R$ 259.900 e com autonomia de até 200 km, garantido por baterias de lítio, o JAC iET 1200 teve alguns detalhes revelados por Sérgio Habib. De olho em frotistas que atuam nos centros urbanos, o empresário que o carregamento do caminhão tem um custo medido em São Paulo para 90 kWh ou 200 km fica por volta de R$ 55,00.

Em comparação com um caminhão de mesmo porte, mas movido por óleo diesel, rodando cerca de 150 km diários, a economia do iET 1200 com manutenção e combustível, com base em R$ 3,55 o litro do diesel, chega a R$ 4.000 por mês. Em cinco anos de uso, a economia será de R$ 90.000, o que igualaria o preço do iET 1200 em relação a um similar convencional.

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Habib explica que as baterias têm ciclo de vida de 700.000 km e que o custo mensal com manutenção é bem reduzido numa comparação com um similar diesel, já que não há troca de peças relativas ao motor e sistema de emissão. No iET 1200, o motor elétrico fica no meio do veículo, entre as duas caixas com baterias de lítio.

O tempo de recarga lenta em 220V é de 17 horas, mas Habib reitera que o ideal é ter a bateria com menos de 100% de carga para preservar o ciclo de vida a longo prazo. Para rodar em média 150 km por dia, o caminhão leve precisa apenas ficar carregando durante o intervalo entre os dias de serviço. Numa tomada trifásica, o tempo cai para 2 horas. No entanto, essa recarga rápida não é benéfica para as células.

Mercado de carros elétricos

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Além da vantagem do custo de manutenção menor e da ausência de gastos com combustível, Habib aponta que o iET 1200 tem a vantagem do alto torque imediato e da capacidade de carga em relação ao VUC, sem contar a emissão zero e a ausência de ruído de motor.

Em relação ao mercado brasileiro, Sérgio Habib prevê que o segmento de carros elétricos alcançará em torno de 5.000 unidades. No caso da JAC Motors, o empresário não deu uma previsão de vendas de seu portfólio eletrificado. Ele apontou que, no momento, o iEV40 já vendeu 40 exemplares.

Ele falou também que, no caso do caminhão elétrico iET 1200, o frotista geralmente pede um veículo para testes e depois encomenda dois ou três veículos, vindo a pedir um lote maior com mais tempo. Ainda assim, está bastante otimista com seu produto, que não terá concorrente no mercado.

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Falando ainda sobre carros elétricos, Sérgio Habib comentou sobre a marca chinesa Nio, cujos carros são produzidos pela JAC Motors. O empresário diz que não tem planos para trazê-la ao mercado nacional, não dando detalhes do motivo, que pode ser o custo elevado dos produtos.

Ele apenas indicou que o produto da Nio, que possui atualmente os utilitários esportivos ES6 e ES8, chega a ser superior ao de algumas marcas internacionais.

JAC iEV40 é o primeiro

JAC Motors: Próximos lançamentos e impressões ao dirigir o iEV40

Antes de falarmos como ele anda, Habib revelou alguns detalhes interessantes sobre o iEV40. Com bateria de 40 kWh, o crossover terá um suporte maior do que o divulgado pela JAC Motors.

No serviço de concierge, haverá o monitoramento remoto do veículo e, no caso de nível de energia muito baixo para o condutor chegar até um ponto de recarga, um veículo de serviço será enviado até o local onde o carro está, para fazer uma reposição gratuita de energia.

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Habib disse também que toda a rede JAC Motors venderá os carros elétricos e que cada uma terá ponto de recarga, aberto inclusive para carros de outras marcas. O executivo explicou que o custo de energia é muito baixo, gerando em torno de R$ 16,00 por hora de carregamento, um valor aceitável para disponibilização gratuita aos clientes da marca e das demais.

Para o iEV40 – e também outros elétricos – a questão principal é o custo. O preço do crossover é de R$ 153.500, R$ 3.500 acima de um limite estadual para isenção de IPVA, sendo que na cidade de São Paulo, o mesmo benefício vigora, chegando assim a 100% de isenção. Habib não revelou será haverá alguma redução de preço para se enquadrar nessa faixa.

JAC iEV40 – Primeiras impressões

JAC Motors: Próximos lançamentos e impressões ao dirigir o iEV40

E o iEV40? Como anda o crossover elétrico da JAC? Tivemos as primeiras impressões a bordo do utilitário esportivo da marca chinesa.

Ele é o primeiro de três modelos focados no consumidor comum, sendo um produto que já é vendido na China e que ficou mais conhecido por ter uma versão da Volkswagen, que pretende vende-lo como Seat por lá. Aliás, o negócio motivou até uma proposta de compra do controle acionário da JAC Motors por parte da Volkswagen na China.

JAC Motors: Próximos lançamentos e impressões ao dirigir o iEV40

Visualmente, o iEV40 é semelhante ao JAC T40. As diferenças estão nos detalhes. Na frente, o SUV elétrico dispensa a grade e possui um compartimento com dois conectores de recarga, um para baixa tensão e outro para alta. O padrão no Brasil será outro em relação ao carro testado.

No lugar da grade, moldura estilizada com detalhes em azul no mesmo formato do T40. A mesma tonalidade aparece nas molduras dos faróis de neblina, logotipo da JAC, laterais, retrovisores, defletor de ar traseiro e projetores dos faróis. As rodas de liga leve aro 17 com pinças de freio vermelhas são as mesmas do modelo a gasolina.

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Por dentro, a primeira impressão é o assoalho mais alto na parte traseira, devido à presença das baterias logo abaixo. Elas ficam entre os bancos dianteiros e o traseiro. Sentado aí, o passageiro rapidamente percebe a diferença, que deixa as pernas mais elevadas. Na frente, a posição de dirigir é a mesma do T40 CVT. O mesmo em relação ao porta-malas, que conserva seu bom espaço.

O JAC iEV40 também difere no cluster, que é digital. Ele traz informações sobre o consumo de energia e como o carro está gastando ela durante a condução. Na multimídia, uma animação mostra como está a bateria e o sentido da corrente. Também é possível saber o quando de eletricidade o ar condicionado consome no momento. Histórico e outros dados podem ser registrados.

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O crossover tem dois modos de condução, sendo o Eco o que utiliza regeneração através de frenagem parcialmente ativa. Chama atenção a alavanca de câmbio em estilo joystick, assim como o freio de estacionamento eletrônico, ausente no T40. Com tudo muito parecido ao modelo que já roda abastecido com gasolina ou flex, o iEV40 é muito diferente ao conduzir.

Seus 115 cavalos e 26,5 kgfm estão disponíveis imediatamente. A saída é animadora, com arrancada vigorosa e superior ao T40. No entanto, isso é apenas no começo, pois, em velocidades mais altas, ele tende a se comportar como o irmão de combustão interna. Sem o modo Eco, o JAC iEV40 fica mais tradicional, exigindo que o condutor use o freio nas reduções.

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Ele também fica mais livre para boas retomadas no trânsito urbano, podendo sair rapidamente em um semáforo. O ajuste de suspensão é focado no conforto, assim como a leve direção elétrica. Tudo isso feito em silêncio, quebrado por vento, ruído de pneus e o trânsito em volta…

No modo Eco, as coisas mudam. As saídas já não são mais animadoras, mas aceitáveis para um carro que tem peso muito acima dos demais. Contudo, a principal diferença é o e-Pedal, efeito de frenagem para máxima recuperação de energia, algo semelhante ao visto nos BMW i3 e Nissan Leaf, por exemplo.

JAC Motors: Próximos lançamentos e impressões ao dirigir o iEV40

Com algum tempo, pode-se até prever o espaço para parar o carro sem o uso do pedal, necessário apenas para imobilizar de fato o iEV40. Essa frenagem é suave e gradativa, feita apenas para redução e não deve ser usada como freio de fato do carro. No mais, o JAC elétrico se mostrou um carro bem gostoso de andar no curto teste que fizemos em São Paulo.

Mantendo as demais características do T40, o JAC iEV40 é uma boa ideia para o dia a dia na cidade e ainda com capacidade para pequenas viagens. Entretanto, até o momento, sua maior limitação não está nas baterias, mas no preço, excessivamente alto. Mesmo assim, numa comparação com o Renault Zoe, ele tem mais espaço, conforto e conteúdo, além de ser um SUV. Ou seja, está na moda…

JAC iEV40 – Galeria de fotos

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