Montadoras anunciam novos carros em Genebra

Folha Online | | 10/3/2008 – 09h50

“Chirrocô.” Com biquinho em francês e “R” forte, a Volkswagen anuncia seu mais novo ex-conceito. O Scirocco renasce na Europa após 16 anos, e logo no salão neutro que mais valoriza o design: o de Genebra, sede de nenhuma montadora.

Até o próximo domingo, os visitantes verão não só a reedição de um ícone da geração dos anos 80 (algo como foi, para os brasileiros, o Gol GTi) mas também a nova identidade visual da marca.

O carro dificilmente chegará ao Brasil, diz Paulo Sérgio Kakinoff, ex-diretor de marketing da VW no Brasil e agora membro do grupo de desenvolvimento de vendas e marketing na Alemanha.

O esportivo pode, porém, ceder linhas para as próximas gerações de Golf e Polo. Esses, sim, devem mudar em, no máximo, dois anos. Enquanto isso, o Scirocco se vale da bem-sucedida plataforma e do motor do Golf 5 alemão. Com turbo e injeção direta de gasolina, gera até 200 cv (cavalos) sob comando de uma transmissão automatizada de sete marchas.

A Ford também estava inspirada. Transformou o Verve -outro ex-conceito de Genebra- num carro de verdade. Escolheu o nome Fiesta, mas poderia ter eleito qualquer outro, tão distante está do Fiesta produzido em Camaçari (BA).

Usa um inédito motor 1.6 com comando de válvula variável (115 cv) e disputa com o Scirocco cada megapixel das câmeras que visitam o Palexpo. Morra de inveja, Peugeot, que sempre sonhou, mas ainda não teve coragem de fazer seu farol quase tocar o pára-brisa.

O novo Fiesta entra em produção na Europa em novembro deste ano e só deve chegar ao Brasil em 2010. Mas só depois de encharcar os mercados europeu, norte-americano e asiático com seu chassi Mazda e seus traços Kinetic -linhas que pretendem dar a sensação de movimento mesmo quando o carro está parado.

O terceiro ex-conceito está contando? Já são três- que ganhou vida no 78º Salão de Genebra foi o Alfa Romeo 8C Spider. Ele deriva do 8C Competizione, mostrado como protótipo em Frankfurt, em 2003, e lançado no ano passado.

Além do ar retrô, esse Alfa conversível usa motor 4.7 V8 (oito cilindros em “V”) montado na dianteira e capaz de gerar 450 cv. As 500 unidades serão produzidas na Itália apenas com tração traseira, como todo bom carro de corrida.

Mas, com carros realmente reais, também se faz um salão. Aos pés dos Alpes suíços, quem bagunçou um dos sete pavilhões foi o cosmopolita iQ Urban Car, da Toyota.

A fábrica usa a estratégia do 3+1 (para três adultos e uma criança). Com motor 1.0, terá 100 mil unidades exportadas para a Europa no seu primeiro ano, que será 2009.

O pequenino de 2,98 m foi pensado no Japão, desenhado na França e mostrado, há sete meses, em Frankfurt. Funcional como o smart fortwo, é plural como a Suíça, que, falando alemão, italiano e francês, revela 52 estréias mundiais. Outros 25 veículos aparecem pela primeira vez na Europa.

Fonte: Webtranspo