Montadoras mostram apostas de 2008

Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC

As montadoras já apresentam os modelos com os quais irão brigar pelos consumidores em 2008. A meta é aumentar a participação no mercado nacional, que deverá atingir o volume de 2,88 milhões de unidades no ano que vem, como projeta a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Entre as apostas, destacam-se o Renault Sandero, o novo Ford Ka, o novo Volkswagen Gol e o Hyundai Tucson brasileiro, que deverá entrar na disputa pelo público do EcoSport.

Na sexta-feira, o novo Ford Ka será apresentado para a imprensa e deverá chegar às concessionárias em janeiro, com preço em torno de R$ 25 mil, a versão básica. O gerente-geral de marketing da Ford, Antônio Baltar, afirma que o carro disputará mercado com Palio, Celta e Gol. “O grande diferencial será o design. É um carro compacto e bonito. O modelo é muito competitivo em equipamentos, aparência e dimensão”, diz.

De acordo com o presidente da Ford do Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, o modelo será um dos pilares da montadora para o ano que vem, juntamente com a nova versão do EcoSport, lançada em outubro.

Em relação ao utilitário esportivo, a empresa norte-americana não ficará mais sozinha no mercado. A ameaça é da coreana Hyundai, que promete iniciar a fabricação do Tucson no País a partir do ano que vem. O veículo custará entre R$ 65 mil e R$ 78 mil.

“O Tucson foi um fenômeno de vendas no Brasil em 2007 e acredito que, em 2008, a situação se repetirá. Ele será produzido na fábrica Caoa Hyundai em Anápolis (GO) e atrairá ainda mais consumidores”, avalia o presidente do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que representa a Hyundai no Brasil.

Segundo fontes do setor, a Volkswagen também planeja colocar no mercado um utilitário esportivo, que seria da mesma família do novo Gol.

Compactos – Enquanto isso, as apostas da Volks se concentram no carro compacto, que deverá entrar no mercado em abril e fazer frente ao Ka, Palio, Celta, Corsa e ao próprio Gol, que será substituído com o tempo.

No segmento, chegará a partir de segunda-feira nas lojas um novo concorrente: o hatchback Sandero, da Renault, com preço a partir de R$ 29.990. A montadora francesa aposta alto no modelo, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro – espera comercializar 3.000 unidades por mês já nos primeiros meses.

“Queremos que a Renault se posicione até 2009 entre as três melhores em qualidade de produtos e serviços”, afirma presidente da Renault do Brasil, Jérôme Stoll.
Fonte: Diário do Grande ABC