Motores: a ordem agora é encolher com eficiência


Os motores estão em destaque na edição nº 34 da revista Engenharia Automotiva, da SAE Brasil. O editor Bob Sharp escreve que a ordem é encolher: a preocupação com o aquecimento da Terra causado pelo efeito estufa está levando todo mundo a reduzir as emissões dos gases causadores do fenômeno – e uma das saídas é encolher os motores, partindo para o downsizing. A receita mais óbvia para reduzir o consumo de combustível é maior eficiência conjugada com motores de menor cilindrada. A União Européia impôs limites severos de emissões de CO2 a partir de 2012: nada além de 120 g do gás por quilômetro rodado, como média do mix de produção de cada fabricante. Atualmente os carros menores andam pela casa de 160-170 g/km e os maiores ultrapassam bem a marca de 200 g/km. A FPT Powertrain Technologies levou um grupo de jornalistas brasileiros para mostrar um exemplo de downsizing: um motor bicilíndrico de 1000 cm3, turbo e 4 válvulas por cilindro, capaz de gerar bem mais de 100 cv, graças também a uma tecnologia de atuação eletroidráulicas das válvulas de admissão, a Multiair (17 de julho).
Fonte: Automotive Business