Motoristas de carros caros são menos propensos a parar para pedestres

Motoristas de carros caros são menos propensos a parar para pedestres

Fontes: UOL,Carscoops e Notícias automotivas

Uma pesquisa realizada por estudantes da Universidade de Nevada, em Las Vegas, nos Estados Unidos, revelou que donos de veículos sofisticados são os que menos tem empatia pelo pedestre no trânsito.

Para chegar nessa conclusão, eles fizeram um teste para analisar o comportamento de vários condutores.

Para isso, os pesquisadores contaram com voluntários, que atravessaram ruas centenas de vezes. “O objetivo deste estudo foi examinar se o comportamento do motorista diferia com base no gênero e na cor da pele do pedestre e no custo estimado do carro”, disseram.

Durante o teste eles analisaram o comportamento de 461 condutores e apenas 28% dos motoristas pararam para um pedestre. Logo, foi concluído que o cidadão com o carro mais potente e sofisticado geralmente não pisa no freio para deixar o pedestre passar. O estudo vai além, os pesquisadores afirmaram que a cada 1.000 dólares a mais no valor do automóvel, a possibilidade do dono parar cai para três por cento.

Motoristas de carros caros são menos propensos a parar para pedestres

“Eu notei que os que têm maior probabilidade de passar por sinal vermelho, que não dão lugar a pedestres e geralmente dirigem de forma imprudente e rápida demais eram os que dirigiam carros alemães velozes”, destacou um dos pesquisadores.

A pesquisa da Universidade de Nevada apenas confirma outro estudo publicado no Journal of Transport and Health. Eles confirmaram que “homens egocêntricos, argumentativos, teimosos, desagradáveis e antipáticos têm muito mais chances de possuir um carro de alto status. Esses traços de personalidade explicam o desejo de possuir produtos de alto status, e os mesmos traços também explicam por que essas pessoas violam as regras de trânsito com mais frequência do que outras”. A pesquisa analisou quase dois mil motoristas.

Motoristas de carros caros são menos propensos a parar para pedestres

Para o coordenador do estudo da Universidade de Nevada, os motoristas precisam mudar esse comportamento. Ele também diz que não é possível saber se os condutores não estão cedendo porque não conhecem as leis ou se simplesmente não querem respeitar o pedestre.