Mulally abre CES em Las Vegas com show de tecnologias


A Ford Motor revela a partir de hoje em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante o Consumer Electronics Show, que prossegue até domingo, uma série de novas tecnologias em que aposta para reforçar seu bom momento de vendas no mercado norte-americano.

A montadora deu especial atenção à participação na feira para alavancar sua imagem depois de um longo período de estagnação ou perda de participação no mercado nos últimos 14 anos. O CEO Alan Mulally foi escalado (pela segunda vez consecutiva) para falar na abertura da CES no dia 6 de janeiro.

Ele chegou ao evento com astral alto, depois da Ford registrar um aumento de 37% das vendas em dezembro, enquanto a divisão Lincoln avançou 16% e a Mercury 6%. Apesar do otimismo, é preciso considerar que ao longo de 2009 a empresa emplacou 16% menos veículos do que em 2008, o ano do tsunami financeiro global. A indústria como um todo recuou 21%, puxada para baixo pelo tombo da GM e Chrysler.

Novidade

A atração da Ford reservada para o CES é o desenvolvimento das tecnologias Sync, que oferecem funções por comando de voz e controles ativados por toque. As inovações estão concentradas no MyFord Touch e MyLincoln Touch, que acompanham o esforço de redesenhar o interior dos veículos com a incorporação de telas sensíveis ao toque por meio das quais é possível acessar telefone, sistema de navegação, controle de ar condicionado e funções de entretenimento.

Há, é claro, uma série de facilidade para evitar distração do motorista. A Ford incorporará controles sensíveis ao toque e funções disponíveis no volante serão aperfeiçoadas.

A Lincoln deve sair na frente com as inovações, que estarão no crossover MKX. O Edge 2011 e o Focus 2012 estão na fila.

Diversas outras atrações estão sendo mostradas pela Ford no show de tecnologias digitais para o consumidor que está sendo exibido em Las Vegas. Há áreas específicas voltadas para eletrônica veicular.

O UVO, que está no estande da Kia Motors America, é uma resposta ao Sync da Ford e se baseia também em tecnologias desenvolvidas pela Microsoft e presentes no sistema de infotainment da Fiat, chamado Blue&Me.

Fonte: Automotive Business