Ausente do Brasil, Volkswagen Passat terá nova geração em 2023

Ausente do Brasil, Volkswagen Passat terá nova geração em 2023

Fonte / Notícias Automotivas

Recém-saído do mercado brasileiro, o Passat recebeu o sinal verde da Volkswagen para ir à próxima geração, a nona, conhecida internamente como B9.

O próximo Passat ficou um ano no limbo do conselho de administração da VW, que só agora decidira pela continuidade do modelo, após Herbert Diess mencionar que o futuro era incerto para o mais antigo VW em produção.

A nova geração, de acordo com fontes da revista inglesa Autocar, chegará em 2023 e será maior que a atual. O foco é buscar espaço interno e conforto em detrimento do estilo, que será mais conservador.

O motivo é que o Arteon já cumpre a missão de imagem da VW, ficando o Passat para oferecer uma opção menos emocional e mais racional. Além disso, todas as variantes do modelo serão MQB, encerrando assim a carreira da PQ46 nos EUA e China, a bordo do NMS.

Pelas informações, o Passat irá para um porte semelhante ao do Ford Mondeo, mas ainda não se sabe se terá a carroceria liftback como do Skoda Superb, que será arrastado pelo VW para uma nova fábrica, que seria na Turquia, mas agora ainda em local indefinido.

O motivo é que o tcheco continuará compartilhando a base do Passat e a VW quer Endem, Alemanha, para fazer apenas o SUV ID.4, além de Zwickau.

Além disso, a Variant permanece na próxima geração e terá ainda mais espaçoso. Sobre ela, também foi confirmado que a versão Alltrack continua.

O Novo Passat terá entre-eixos maior que o atual, que é de 2,791 m. O Superb já usa 2,83 m de base, mas ambos podem chegar perto de 2,90 m por causa dos chineses. Eles são o motivo pelo qual a VW decidiu manter o clássico em produção.

As vendas no maior mercado do mundo são expressivas com FAW e SAIC produzindo gerações diferentes do Passat. Mesmo com esse aumento de tamanho, o sedã não deve atrapalhar o Phideon, que é bem maior e atualmente ostenta o posto de topo de linha da VW.

Outro ponto é que o ID Vizzion terá mesmo uma variante de produção e proposta como de ID.3 e ID.4, mas com ênfase premium. Variantes a gasolina, diesel e plug-in serão oferecidas e inclusive uma versão 100% elétrica, que deve existir apernas na China. Infelizmente, talvez, este seja o último Passat.