Brasil e Paraguai fecham acordo automotivo – Anfavea é contra usados

Brasil e Paraguai fecham acordo automotivo - Anfavea é contra usados

Fonte / Notícias Automotivas

Os governos do Brasil e Paraguai fecharam um acordo automotivo que deverá fomentar o comércio de veículos e autopeças entre os dois países, membros do Mercosul. Aliás, o negócio teria sido fechado em cúpula do bloco econômico, que está sendo realizada em Bento Gonçalves-RS.

O país vizinho assume a liderança temporária do Mercosul, num processo de rotação dos países-membros. Com o acordo, o Brasil espera aumentar as exportações para o Paraguai, mas também estará aberto à importação de veículos e peças feitas no vizinho.

Os detalhes ainda não foram revelados, mas o acordo deve seguir moldes parecidos com os tratados junto à Argentina e ao Uruguai. Contudo, a Anfavea não está plenamente animada com o acordo.

Mesmo com a possibilidade de aumento nas exportações de veículos, a entidade que reúne a maioria das montadoras pede que o governo paraguaio elimine a importação de carros usados, oriundos de outros países.

Para a Anfavea, o Paraguai deve proibir ou reduzir gradualmente a importação de carros usados, visto que esse comércio impede a venda de produtos novos, especialmente brasileiros.

Brasil e Paraguai fecham acordo automotivo - Anfavea é contra usados

Já o Paraguai não quer encerrar o negócio, que já vem de décadas e fomenta parte da economia local, porém, tira dos carros brasileiros a possibilidade de exportação, pois a demanda está sendo atendida com usados.

Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, disse: “É muito forte a importação de veículos pelo Paraguai, principalmente da Ásia. Há casos de veículos com mais de dez anos de uso, com direção do lado de direito, que passa para o esquerdo depois de uma adaptação. São coisas da América Latina”.

O Paraguai é bastante conhecido dos brasileiros pelos produtos eletrônicos, mas os carros importados também são populares. Existem milhares de ofertas de carros usados importados de vários países, como noda caso dos EUA, em especial da cidade de Miami, na Flórida.

[Fonte: UOL]

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Brasil e Paraguai fecham acordo automotivo – Anfavea é contra usados é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.