Como a Audi, Opel também aposta em gasolina e diesel sintéticos

Como a Audi, Opel também aposta em gasolina e diesel sintéticos

Fonte: Diário Motor e Notícias automotivas

Em meio a híbridos e elétricos, ainda é possível insistir em motores a gasolina e diesel? Parece que a Opel acredita que sim, mas sem o uso de derivados de petróleo. Tal como a Audi, a marca conterrânea anunciou que aposta no uso de combustíveis sintéticos para mover os propulsores dos automóveis.

O processamento sintético de gasolina e diesel (também pode-se obter querosene) é uma forma alternativa que alguns fabricantes e institutos de pesquisa vêm buscando para que a cadeia automotiva atual não seja tão impactada com a mudança para carros elétricos e híbridos, aproveitando a ampla oferta de motores modernos em produção.

A Opel não especificou o método que será usado para obter gasolina e diesel, porém, o conceito de produção sintetizada usada pela Audi serve como referência. No caso do fabricante de carros de luxo de Ingolstadt, todo o processo é sustentável, obtendo-se energia através de geradores eólicos, bem como água e CO2 captado da atmosfera, envolvendo uma reação química.

Como a Audi, Opel também aposta em gasolina e diesel sintéticos

A vantagem de usar gasolina e diesel sintéticos é que estes possuem um impacto muito menor na atmosfera, reduzindo enormemente as emissões de CO2, NOx e particulados. Christian Müller, engenheiro-chefe da Opel, diz que a ideia dos combustíveis sintéticos surge como uma ação paralela aos carros elétricos, híbridos e células de hidrogênio.

O uso de gasolina sintética, mas especialmente dos chamados “Diesel Azul” ou “e-Diesel” só é possível em motores modernos, feitos atualmente pela indústria automotiva, não sendo compatíveis com os antigos. Nesse caso, tais combustíveis seriam então uma forma de manter a fabricação destes num momento de transição, que está sendo feita muito rapidamente na visão de muita gente.

Para os carros mais antigos, a saída será a reciclagem e substiuição por novos, já que a recomendação é que estes usem apenas E10, no caso da gasolina, e B10, em uso para diesel.