Em crash test do Latin NCAP, Argo e Cronos frustram expectativa da própria Fiat

Dois dos mais recentes e importantes lançamentos da Fiat no Brasil, Argo e Cronos, tiveram um resultado fraco no teste de segurança para adultos do Latin NCAP, entidade independente que avalia veículos novos à venda na América Latina.

Impacto lateral no Fiat Argo, considerado ponto fraco

Impacto lateral no Fiat Argo, considerado ponto fraco

Hatch e sedã levaram três estrelas, de cinco possíveis, no quesito segurança para adultos a bordo, medida por meio de testes de colisão (crash tests). Os dois modelos tiveram desempenho melhor na proteção a crianças, com quatro estrelas.

No ano passado, pouco antes do lançamento de Argo e Cronos, um dos mas experientes executivos da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), o diretor de desenvolvimento Claudio DeMaria, disse estar certo de que os dois modelos receberiam nota máxima pelo menos “na estrutura”.

O Latin NCAP avaliou que a carroceria (e, portanto, a estrutura) comportou-se de modo instável nos testes, mas que o projeto possui qualidades para ser aperfeiçoado.

ASSISTA AO VÍDEO OFICIAL DO CRASH TEST:

Na avaliação do instituto, pesou contra o Argo e o Cronos a ausência de controle de estabilidade (ESC) e do aviso sonoro para uso do cinto de segurança. Além disso, a região do tórax dos ocupantes dianteiros (que, assume-se, são adultos) foi considerada vulnerável em caso de impactos laterais.

As quatro (e não cinco) estrelas para a proteção às crianças deveram-se à inadequação das sinalizações do desativador do airbag do passageiro e do sistema Isofix de ancoragem de cadeirinhas de bebê.

Impacto frontal do Fiat Cronos

Impacto frontal do Fiat Cronos

“[A nova] plataforma da FCA mostrou bons conceitos em segurança quanto a seu desenvolvimento, em resposta à pressão dos consumidores”, comentou Alejandro Furas,  secretário-geral do Latin NCAP. Mas ele ressalvou: “É preocupante que uma montadora como a FCA ainda não ofereça ESC de série num carro novo como o Argo/Cronos” Os dois modelos usam a mesma plataforma.

Na mesma bateria de testes, o Toyota Etios (hatch e sedã) conquistou quatro estrelas nas proteções a adultos e crianças.

Imagens: divulgação

O post Em crash test do Latin NCAP, Argo e Cronos frustram expectativa da própria Fiat apareceu primeiro em Carsale.